O LUDICO COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM
Por: vsvitalina • 5/3/2017 • Trabalho acadêmico • 4.298 Palavras (18 Páginas) • 650 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DANIELLE CAROLINE FARIAS DA SILVA
VITALINA DO SOCORRO AMARAL SANTOS AMARAL SANTOS
O LUDICO COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM
BELÉM-PARÁ
2016
DANIELLE CAROLINE FARIAS DA SILVA
VITALINA AMARAL SANTOS
O LUDICO COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM
Trabalho apresentado à disciplina de orientação de tcc , com orientação do professor renato, para critério de avaliação da .
BELÉM-PARÁ
2016
VITALINA AMARAL SANTOS
O LUDICO COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM
Orientadora:___________________
Professora
Nota:________________________
Data:_____/_____/______
BELÉM-PARÁ
2016
SUMÁRIO
1-Justificativa 5
2-Objetivos 7
2.1-Objetivo Geral 7
2.2-Objetivos Específicos 7
3-Metodologia 8
4-Cronograma 9
5-Avaliação 9
5-Referências 10
- Introdução
Neste trabalho vamos falar um pouco de jogos pedagógicos como ferramenta de ensino e aprendizagem para alunos do ensino fundamental. Os jogos educativos tem como finalidade facilitar o professor no ensino de conteúdos escolares e mostrar a importância dessa ferramenta, quando usada de maneira correta, para adquirir conhecimento. A teoria de Vygostky a respeito do lúdico no processo de aprendizagem afirma que por meio do lúdico a criança desperta e apura sensores como autoconfiança, e concentração, que são de fundamentais importância para o aprendizado.
Falar de ludicidade é compreender um pouco o mundo das crianças e de como elas entendem a sociedade, pois, desde de muito cedo, o lúdico vem ganhando espaço e se destacando nas escolas como forma de aprendizagem. O brincar é importante para o pleno desenvolvimento no meio social onde ela vem aprender a se relacionar e compreender o mundo em sua volta.
O brincar não é apenas uma atividade física, mas também uma atividade mental onde a criança trabalha a coordenação motora, o psicológico, exercita seu cognitivo e ajuda como processo de ensino e aprendizagem. O brincar possui um papel tão importante no cenário educacional que Vygostky (1984) afirma queo lúdico possui um“importante papel no desenvolvimento cognitivo da criança a medida que sistematiza suas experiências e ainda colabora na organização dos processos em andamento. Ainda de acordo com Vygostky (1984, p.97):
A brincadeira cria para as crianças uma “zona de desenvolvimento proximal” que não é outra coisa se não a distância do nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidades de resolver independentemente um problema, e o nível atual de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mas capaz.Vygostky (1984, p.97)
Porém, podemos perceber que atualmente em nossa sociedade, devido ao processo de globalização e com o surgimento de novas e sofisticadas tecnologias, as brincadeiras infantis passaram por uma espécie de mutação onde os jogos e brincadeiras antes feitas de maneira mais física e social passou a ser individual e tecnológica. Enquanto que no passado as brincadeiras exigiam o esforço físico e habilidades que possibilitavam a socialização e estimulavam sensores corporais como coordenação motora, senso de profundidade e altura, os jogos eletrônicos oferecem jogos que não necessita essas das mesmas habilidades ditas anteriormente, mas admite-se que são ótimas oportunidades para o desenvolver o raciocínio lógico. Além dos jogos eletrônicos, outro problema que se perpetua no mundo infantil é o excesso de compromisso em atividade como natação, aulas de informática, música entre outras atividades que, apesar de ser essencial para o desenvolvimento da criança, não devem tomar o tempo necessário para que a criança possa brincar com outras crianças. Podemos dizer que o brincar nos trazvárias oportunidade de conhecer a criança e as forma que podemajuda-las em sua dificuldade.
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