A importancia do brincar no contexto escolar
Por: Tatiane Oda • 2/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 390 Palavras (2 Páginas) • 776 Visualizações
A importância do brincar no contexto escolar.
O modo de ensinar vem, sofrendo alterações ao longo do tempo, e com essas alterações, o lúdico vem ganhando espaço entre os educadores e no ambito escolar.
O método tradicionalista limita a aprendizagem, não deixando os alunos “matarem” suas curiosidades, por não aguçarem o prazer despertado com o conhecimento através das brincadeiras.
As brincadeiras trazem consigo um enriquecimento social além de cultural,ajudando na aprendizagem de maneira que o educando venha a gostar e isso passe a ter um significado para ele.
Com as brincadeiras o educador atinge objetivos não alcançados com métodos tradicionais, ao estimular o aluno o mesmo passa a querer buscar mais conteudos do seu interesse, facilitando a organização e reflexão que ele precisa para preparar-se para sua vida.
Contudo, ainda á resistência para as atividades através das brincadeiras, em algumas escolas e por alguns educadores, que não acreditam na eficácia de se aprender brincando, e em algumas escolas a situação é de superlotação de salas, dificultando o aprendizado através do lúdico, já que muitos educadores não desenvolvem atividades conforme o ambiente e não comportam inúmeros alunos para determinados tipos de brincadeiras.
Os educadores, precisam assumir uma postura diferenciada, para com seus educandos,não trazendo o método tradicional que se torna cansativo e as vezes sem relevância para o aluno, fazendo com que o mesmo não sinta-se estimulado á construir seu próprio conhecimento.
Com a ludicidade as oportunidades mútuas de conhecimento crescem,o professor não é o centro do conhecimento e os alunos não são meros receptores dessa sabedoria, á uma troca, entre ambos.
Através das aulas onde á brincadeiras, a criança é conduzida de uma forma mais relevante, ajudando ela a resolver problemas sociais, afetivos, cognitivos e motores por meio de brincadeiras para ela apresentada.
Brincar é necessário para desenvolver futuros cidadãos dignos e suprir necessidades delas como crianças, com a brincadeira são adquiridos hábitos, regras etc.
Se o educador conduzir corretamente, está forma de ensinar terá como criar estratégias facilitadoras para ensinar os educandos.
Enfim, os estudos que surgem referente a ludicidade e brincadeiras mostram, que pais, educadores e o ambiente escolar, precisam deixar a criança viver sua infância através das brincadeiras, não cobrando que tenham obrigações que nao condizem com a idade que elas se encontram, essa atitude de cobrar acaba limitando seu desenvolvimento em sua infância.
BIBLIOGRAFIA
Azevedo, Antonia Cristina Peluso
Brinquedoteca no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares
Editora Alínea 2013.
http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev04-16.pdf
[pic 1]
...