O Mundo Romano (Da Monarquia à República)
Por: Thais Palombo • 19/6/2022 • Resenha • 305 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
Mundo Romano (da monarquia à república)
Quais as principais conquistas sociais e políticas dos plebeus?
Direito de ir e vir (ser livre), participar das decisões políticas, leis escritas, direito ao voto, crescimento do poder do exército e não ser escravizados.
Monarquia: época de progresso econômico e cultural;
República: período de intensas guerras e tomada de várias cidades ao redor de Roma.
O regime monárquico foi à primeira forma política de governo da Roma antiga. Descontentes com a forma de governar no regime monárquico, os povos considerados ricos se revoltaram contra o rei da cidade e o expulsaram da cidade-estado. As concessões políticas proferidas por este rei desagradou aos membros do governo de Roma, e um novo regime político foi adotado (Republicano) “coisa do povo”.
Antes desta tomada de decisão, os plebeus que era a maioria de trabalhadores considerados pobres, não tenham os mesmos direitos que os patrícios ricos. Eram impedidos de opinar, de participar das decisões tomadas por membros ricos da sociedade romana. O voto dos ricos tinha mais peso que o voto dos plebeus. Foi por isso e alguns outros acontecimentos que os plebeus se revoltaram e decidiram fugir da cidade para montanhas próximas a Roma. Isso fez o governo tomar atitudes que feria o código de leis estabelecidas por eles para a reaproximação dos povos plebeus. Era isso ou não podiam contar com a ajuda dos plebeus na administração e domínio do estado. Tiveram seus direitos assegurados por leis escritas e a liberdade nas decisões que tomassem. Foram grandes os avanços e conquistas reivindicados pelos plebeus. As diferenças sociais continuaram, mas os povos ricos tiveram que aprender a conviver e lidar com as conquistas dos povos plebeus.
...