O PAPEL DO PROFESSOR EM ALFABETIZAR CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Por: saviodouglas • 7/7/2016 • Trabalho acadêmico • 4.177 Palavras (17 Páginas) • 518 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
CATARINA HELENA SOUSA DA SILVA
O PAPEL DO PROFESSOR EM ALFABETIZAR CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
ALTO SANTO – 2015
CATARINA HELENA SOUSA DA SILVA
O PAPEL DO PROFESSOR EM ALFABETIZAR CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Monografia apresentada à Universidade Estadual Vale do Acaraú como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Pedagogia.
Orientador (a): Prof. Maria Delma Bezerra Campelo.
ALTO SANTO – 2015
CATARINA HELENA SOUSA DA SILVA
O PAPEL DO PROFESSOR EM ALFABETIZAR CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Monografia apresentada à Universidade Estadual Vale do
Acaraú como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Pedagogia.
Monografia aprovada em: ____ / ____ /_____
_____________________________________
Prof.ª Maria Delma Bezerra Campelo
Orientador
_____________________________________
Prof.ª Maria Geudir Gurgel
1ª Examinadora
_____________________________________
Prof.ª Taneide Medeiros
2ª Examinadora
AGRADECIMENTO
Agradeço primeiramente a Deus pela força espiritual para realização desse trabalho. A minha mãe Maria Adeilda Souza da Silva pelo o apoio, dedicação, compreensão e ajuda. Aos meus irmãos por todo carinho, Eviles Renier, Elisamia Souza e Militão Augusto Neto.
Aos meus amigos e colegas de curso pela cumplicidade e amizade em especial a Ana Cláudia e Maria da paz.
E em especial ao meu amor e namorado Sávio Douglas que sempre esteve ao meu lado nessa caminhada.
DEDICATÓRIA
Dedico esse trabalho a minha amada mãe Maria Adeilda que sempre acreditou na minha capacidade.
RESUMO
CATARINA HELENA SOUSA DA SILVA¹
Essa proposta de estudo tem como objetivo fundamental a análise das dificuldades do papel do professor no processo de alfabetização e seus desafios decorrentes as dificuldades de aprendizagem, caracterizadas como uma desordem de aprendizagem especificar pela qual o indivíduo apresenta uma aptidão imperfeita para realizar uma determinada atividade. Diante disso o papel do professor deverá ser de fundamental importância para mediar o conhecimento, trabalhando de tal forma que são considerados referências na vida dos alunos, e possuem responsabilidades de qualificaremo seu processo de alfabetização. É necessárioencontrar mecanismos que proporcionem ao educando possibilidade de aprender as habilidades de ler e escrever sabendo como interpretar, elaborar novos conhecimentos, desenvolver novas capacidades, expressando suas ideias, organizando seus pensamentos, usando a linguagem para sua autonomia, independente da sua dificuldade ou deficiência.Aplicando metodologias mais eficientes, que respeitem o contexto de vida dos indivíduos e o nível de compreensão de cada um, afim de melhorar suas potencialidades, usandométodos mais eficientes para cada aluno, atendendo a suas necessidades.Quando a família não realiza o seu papel de observar edetectar possíveis problemas cabe então aos outros profissionais com professores, psicopedagogo e psicólogos, realizarem esse diagnóstico que muitas vezes avaliações equivocadas por falta de conhecimento sobre o assunto, podendo levar um diagnóstico errado causando futuros problemas.
Palavras-chaves: Dificuldades de aprendizagem; Processo de alfabetização; O papel do professor.
SUMÁRIO
1 Introdução................................................................................................................07
2 Desenvolvimento.....................................................................................................08
2.1 O que é alfabetização..................................................................................08
2.2 Dificuldades de aprendizagem.....................................................................10
2.3 Os métodos de alfabetização......................................................................14
2.4 O papel do professor alfabetizador..............................................................17
3 Conclusão................................................................................................................19
4 Referencias Bibliográficas.......................................................................................20
1Introdução
A alfabetização é uma etapa muito importante em nossa vida que contribui para a evolução intelectual do aluno, é um processo continuo que ocorre gradativamente. A alfabetização é uma fase de construção de habilidades, possibilitando exercer práticas de leitura e escrita, sobretudo com a interpretação proporcionando a criança uma visão de seus conhecimentos de mundo. Portanto alfabetizar é permitir que o aluno tenha o acesso a diferentes aprendizagens compreendendo seus significados.
Conforme Ribeiro (2003,p.91), “alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio da tecnologia-do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita”.
Essa proposta de estudo tem como objetivo fundamental a análise das dificuldades do papel do professor no processo de alfabetização e seus desafios decorrentes as carências intelectuais dos educandos. Encontrar mecanismos que proporcionem ao educando possibilidade de aprender as habilidades de como saber interpretar, elaborar novos conhecimentos, desenvolver a capacidade de interpretar textos sendo orais ou escritos, expressando suas ideias, organizando seus pensamentos usando a linguagem para sua autonomia, independente da sua dificuldade oudeficiênciaque possuam. Dessa forma o papel do professor é fundamental para mediar o conhecimento, trabalhando de tal forma que são considerados referências na vida dos alunos, e possuem responsabilidades de qualificarem, refletindo sobre como aplicar as metodologias mais eficientes, que respeitem o contexto dos indivíduos e o seu nível de compreensão de cada um, afim de melhora suas potencialidades.
...