O PLANEJAMENTO ALFABETIZAÇÃO LUDICA
Por: andanas • 15/12/2020 • Artigo • 1.162 Palavras (5 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Prof.ª Ana Marcia Portugal Santos Duarte
2020
“OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO LÚDICA”
Público Alvo: Alunos Do P.E.I “Sueli Ap. Marin”
Áreas do Conhecimento envolvidas: Linguagem
Introdução:
Muito se tem feito em função das dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita na Alfabetização e Letramento no Brasil, especialmente nas escolas localizadas em nossa região. Assim, busca-se alternativas inerentes e que colabore como o que expressa e direciona as Leis de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB) e os PCNs e outros autores e especialistas que abordam a ludicidade como um caminho inovador e propício, no sentido de promover as melhorias necessárias, tanto nos procedimentos comportamentais, atitudinais e principalmente conceituais e cognitivos desses sujeitos (professores e alunos), principalmente no que diz respeito às transformações, sejam, elas cognitivas, motoras, sociais, psicológicas, como também, de atitudes emocionais.
Assim, o sentido amplo deste tipo de projeto não somente tem como finalidade verificar o lado comportamental/cognitivo dos discentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas também esperar que este agente perceba-se como elemento capaz de experimentar, interagir e se conhecer, possibilitando autonomia no aprender e no apreender, inclusive no que diz respeito às atividades desenvolvidas nos eixos da leitura e escrita; como também inseri-los nas diversas atividades/modalidades pedagógicas. Demonstrando, assim, o papel da escola e também dos docentes nas dinâmicas de criação e vivenciamento de jogos lúdicos no âmbito escolar.
Logo, ser professor mediador dinâmico e criativo, não significa exclusivamente ter vontade expressiva de participação, de se estar inserido no processo educacional, mas também de se ajustar-se às condições necessárias desencadeadas no processo educativo de acordo com as necessidades vigentes, respeitando as peculiaridades de sua clientela. Desta forma, transcendendo em busca de uma sociedade fraterna, educada e democrática.
Justificativa:
Inevitável encontrarmos heterogeneidade nos níveis de conhecimento dos estudantes, não só no primeiro ciclo, como em todas as etapas da escolarização. Exatamente porque as pessoas humanas são únicas, mesmo que, criássemos, artificialmente, uma turma de alfabetizandos começando o ano letivo com níveis de conhecimento muito semelhantes (no que diz respeito à língua escrita e à sua notação), pouco tempo depois iríamos nos defrontar com a visível diferenciação nos conhecimentos agregados por aqueles alunos. [...] O atendimento adequado à heterogeneidade, pressupõe a necessidade de ressignificação dos espaços escolares e o redimensionamento do tempo pedagógico dedicado aos estudantes. (MORAES e LEITE, 2012, p.07. IN: BRASIL, 2012).
I - Objetivos, estratégias, conteúdos e procedimentos avaliatórios.
O desenvolvimento de ações individuais e concretas que contribuam para a evolução da aprendizagem dos alunos, o planejamento de atividades que atendam suas reais necessidades torna-se o objetivo primordial desse projeto.
Alfabetização lúdica | ||
Objetivos | Estratégia | Conteúdos |
|
|
|
AVALIAÇAO |
A avaliação, permanentemente comprometida com o desenvolvimento de cada indivíduo, se dará através de um acompanhamento contínuo, processual e formativo, ao longo do desenvolvimento do projeto, por meio de discussões e análise do desempenho dos alunos durante o processo de construção do conhecimento, observando e registrando a evolução de cada educando, tanto pelo professor do projeto, quanto pelo professor da sala de aula. Vale destacar que dentre os procedimentos avaliatórios que permitirão ao professor rever suas ações e alterá-las de acordo com as necessidades, haverá um mapa de acompanhamento da aprendizagem, tanto para as turmas de alfabetização quanto para as de produção de texto, com a finalidade de revelar os conhecimentos construídos, os que necessitam ser retomados/trabalhados, além da reorganização/replanejamento das práticas pedagógicas. |
...