O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES REMOTAS PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO –ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Edna Simonato • 15/4/2022 • Relatório de pesquisa • 2.836 Palavras (12 Páginas) • 172 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
PEDAGOGIA
maria da silva
RA
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES REMOTAS PARA O
ESTÁGIO SUPERVISIONADO –ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cidade- estado
2020
INTRODUÇÃO
O presente Relatório de Estágio em anos iniciais e tem por finalidade investigar as práticas pedagógicas existentes na escola em um momento delicado na qual a sociedade brasileira encontra-se em isolamento social desde o primeiro semestre do ano de 2020 e utilizando de novas tecnologias para cumprir a carga horaria das escolas, tal investigação será conduzida através do estágio e análise do PPP. Iremos apresentar seu Campo de atuação, que é muito importante para nós, futuros educadores saber e conhecer bem este campo que é tão amplo. A atuação do educador em espaços escolares tem sido modificado e se atrelado a novas tecnologias, pois como podemos observar que durante todo esse tempo fomos preparados com a finalidade de sermos profissionais para atuarem no setor educacional em diferentes funções desde sua criação.
As diretrizes de 2006 tomando à docência como base fundamental para a formação desse profissional, estabeleceu a atuação em classes de Educação Infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental e no Curso Normal, porém não alertando para as demais áreas garantidas no artigo 64 da LDB.
O profissional em Pedagogia é amparado por lei, e passa a ter uma ampliação em sua atuação nos espaços escolares, podendo exercer funções de docente, administrador escolar, supervisor escolar, inspetor escolar e orientador educacional, além das áreas fora das paredes da escola. Podemos atuar em hospitais e empresas de modo geral, somos profissionais completos e preparados.
A escola deve, ter como prioridade o atendimento educacional a todas as crianças ainda que por meio de atendimento remoto, primeira etapa, com a finalidade de promover o seu desenvolvimento integral quanto aos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
2-No HISTÓRICO DA ESCOLA CAMPO
O Instituto Educacional Dulce Quintão localizado na Av. Eng. Humberto Tavares das Chagas, 168 - Jardim Pérola, -180.
Nome da escola: Instituto Educacional Dulce Quintão
Professor regente:
A turma de 1 C possui 12 alunos com idade entre 6 e 7 anos, a professora Maria José através de vídeo conferência executa suas aulas explicando a matéria e permitindo que cada aluno participe ativamente.
Com todos os procedimentos citados acima e embasados na legislação, a instituição educacional contribui efetivamente o trabalho com a educação de nossas crianças, futuros cidadãos dinâmicos, participativos e criativos para o melhor desenvolvimento e crescimento de nosso país.
Buscando através da democracia a participação de todos os segmentos: pais, alunos, professores, funcionários, direção e coordenação. Traçamos a curto, médio e em longo prazo, ações que serão constantemente avaliadas e aperfeiçoadas no decorrer do fazer pedagógico. Nossa preocupação enquanto Escola é atender todos os alunos com a mesma qualidade seja presencial ou online. A aprendizagem, a formação deste aluno que hoje tem um mundo informatizado, digital e que exige uma postura da escola em relação a ele de ser mais dinâmica, com professores capacitados em formar cidadãos preparados para enfrentar a competição em todos os campos. Os valores da escola estão centralizados na participação de todos, pois acreditamos que o trabalho em equipe contribui para o sucesso de cada um. Nosso compromisso é fazer com que o aluno adquira conhecimentos aliado a uma formação de valores éticos, morais, despertando a solidariedade e respeito às diversidades culturais, raciais, religiosas e política.
3-A Prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da Escola
O Projeto Político Pedagógico. é uma proposta flexível a ser concretizada nos projetos educacionais, planejados bimestralmente e/ou anualmente. Nela estão contidas as tendências pedagógicas utilizadas na educação infantil, bem como sistema de estimulação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. As metas aqui propostas efetivam-se em parceria com toda comunidade escolar e com real comprometimento de todos os profissionais que a elaboraram.
Fundamenta-se na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em constante avaliação e reformulação de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade. Não é objetivo, tampouco desejo da escola. que esta Proposta seja um manual de ação pedagógica, entendemos que deva ser um instrumento a mais e um caminho aberto a ser enriquecido pela dinâmica da prática, tanto nos aspectos estruturais, como na metodologia.
* Definir ações educativas, a partir da visão de mundo, de sociedade e de ser humano;
* Oferecer condições necessárias para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;
* Compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;
* Possibilitar tanto a convivência entre crianças e adultos quanto a ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;
* Promover a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;
* Construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.
* Propiciar os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição;
* Proporcionar uma aprendizagem
...