O PORTFÓLIO DE ÉTICA E EDUCAÇÃO
Por: QUEILLA • 9/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.147 Palavras (9 Páginas) • 230 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
Queila Maria Fernandes RU 754162 08/2014
PORTFÓLIO DE ÉTICA E EDUCAÇÃO
IPORÃ
2014
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
Queila Maria Fernandes RU 754162 08/2014
PORTFÓLIO DE ÉTICA E EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado a disciplina,de Ética e Educação,UTA- Fundamentos da Educação fase 2 no curso de Geografia a distância da Universidade Internacional de Curitiba-UNINTER
Tutor local: Marlene Cesari Soares
Centro associado: Iporã Pr
IPORÃ
2014
INTRODUÇÃO
O Presente trabalho ia abordar sobre o pensamento filosófico de Martin Buber nos fala do relativismo ético,e educação onde muitas opiniões tornam-se relativas, pois cada um tem seu próprio pensamento e nenhuma pessoa pensa igual à outra, mas do ponto de vista de cada um é relativo todas as idéias podem estar certas. A relação ética e educação abordam três aspectos:
A ética pedagógica, a ética do agir do educador, e a ética da comunidade, onde aborda questões de projetos pedagógicos.
O educador se esforça ao máximo para entender profundamente o educado. Buber faz uma descrição de atitudes que nos auxiliam a identificar o caminho para uma vida ética. Estimula-nos a ver o mundo de outra forma para contribuir para humanização e prol de uma nova forma de convivência ética, e não pensarmos em nós mesmo, mas também no nosso próximo, se retribuímos também irão nos retribuir formando uma sociedade mais humanizada onde todos buscam o mesmo objetivo.
O conhecimento do ser humano sobre o que é ética é de superar múltiplas barreiras, internas e externas que impedem de acessá-lo. A educação da ética quanto para ética pedagógica não se basta identificar o conflito, tem que desenvolver a força de vontade e as habilidades necessárias fazer a voz, ou seja, a tarefa de um educador neste caso é buscar formas adequadas em que confronta com a própria situação auxiliando-os na análise dos descaminhos e os fortalecê-los a seguir o próprio caminho.
Fica evidente que o caminho do educador significa nadar contra a corrente da sociedade onde vivemos. Podemos entender a obra filosófica de Bubber como seqüência de tentativas de explicar algo que só se tem noção a partir da vivência própria de relação EU-TU. Na discussão entorno da ética, tornou-se forma comum não descrevê-la propriamente, mas nos indicar procedimentos que nos aproximam dela.
O que se perde neste tipo de abordagem, em termos de riqueza cultural e literária, é recompensado em reflexões teórico-filosóficas.
A metodologia ultilizada desse trabalho foram pesquisas em artigo, e livros.
DESENVOLVIMENTO
Na ética e educação existe um processo com objetivo de contribuir para a formação humana, tornando-se orientador que age em princípios éticos. Podemos chamar essa tarefa educacional de educação ética
descreve-se isso como as pessoas se comportam em relação umas com as outras em relação a elas próprias e que a educação é um agir, e precisa como qualquer ação humana, de uma orientação ética.
No entanto, as proposições buberianas para uma existência dialógica fundada sobre relação inter-humana é bastante complexa, por isto a relação entre ética e educação é uma tarefa indispensável numa época que tornou um desafio concreto e para todos que direto ou indiretamente mantém alguma forma de compromisso eticamente responsável com o agir educativo.
Existem alguns valores cridos por seres humanos que podem ser, por tanto, questionados e negados por outros homens. É de grande polemica, promovendo uma decadência moral e sem precedentes. Isto acaba não incentivando as novas gerações que se empenha na busca de orientações éticas válidas, que jamais serão encontradas e aceitas. Cabe ao ser humano a busca e o conhecimento da verdade, e aos que se envolvem nesta busca não encontram certeza exterior, mas íntimo-existencial.
Podemos entender a obra filosófica de Bubber como seqüência de tentativas de explicar algo que só se tem noção a partir da vivência própria de relação EU-TU. Na discussão entorno da ética, tornou-se forma comum não descrevê-la propriamente, mas nos indicar procedimentos que nos aproximam dela. O que se perde neste tipo de abordagem, em termos de riqueza cultural e literária, é recompensado em reflexões teórico-filosóficas.
Buber levanta mais um pressuposto significativo para a discussão filosófica atual. Cada homem está colocado algo de novo no mundo, algo primário algo
...