TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  16/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

A alfabetização pode ser definida como sendo o processo ao qual o indivíduo passa para aprender a ler e escrever, com o intuito de se comunicar com os outros indivíduos em geral, de uma maneira mais formal. É possível que uma criança inicie sua vida escolar já sendo alfabetizada, uma vez que não é apenas por intermédio do professor que esta criança aprende a ler ou escrever; muitas vezes, ela aprende observando os adultos ou crianças mais velhas que a rodeiam.

Compreende-se por alfabetizar, segundo Magda Soares, o processo de representação de fonemas e grafemas, processo de expressão e compreensão de significados e que este processo de alfabetização dependia de características culturais, econômicas e tecnológicas. Partindo desta afirmação, podemos compreender que só seria considerado alfabetizado, a criança que pudesse reconhecer e reproduzir o alfabeto, ler sílabas e formar palavras, compreender o que escrevia e interpretar o seu significado.

Sendo assim penso que, estar alfabetizado é muito mais do que saber ler ou escrever, é um exercício diário e rotineiro com o intuito de acrescentar pontos no que diz respeito a comunicação. Falar não é a única maneira de se relacionar com os demais indivíduos, e saber se comunicar faz muita diferença nesse relacionamento. Como vivemos em sociedade, não é possível que pensemos apenas na comunicação oral, mas que consideremos que a comunicação escrita é tão eficaz e intrigante quanto a comunicação oral. Desta forma, é nosso dever, enquanto ser pensante, transmitir nossos conhecimentos para os demais.

Devemos lembrar também que é imprescindível que saibamos interpretar as palavras e frases que nos circundam no dia-a-dia, portanto percebemos que o processo de alfabetizar vai muito mais além do que reproduzir as letras do alfabeto. Os dois processos se completam, uma vez que, para interpretar uma frase, seja ela qual for, é indispensável que eu saiba ler, e para isso, é necessário que se conheça o alfabeto.

Saber ler, escrever, compreender e interpretar as palavras e frases somente é possível quando o processo de alfabetizar é completo. Muitas vezes nos deparamos com crianças de dez anos com dificuldades visíveis na compreensão de palavras simples, e consequentemente na leitura das mesmas; isto ocorre por que na maioria das vezes não lhe foi dada a atenção devida durante seu processo de alfabetização, o que acarretará em problemas e dificuldades futuras em toda a sua vida escolar. E cabe ao professor/educador, pais e a sociedade auxiliar esta criança nessa alfabetização tardia. É importante que esta criança seja alfabetizada, mesmo que fora da idade correta.

Portanto pode-se afirmar que alfabetizar vai além dos limites das salas de aula ou escolas, o processo de alfabetização não cabe apenas ao professor, mas sim, a todos que rodeiam esta criança. Corrigir uma palavra errada, ensinar uma outra palavra que a mesma ainda desconheça pode mostrar a criança que o processo de aprender é cada vez mais importante e fazer com que a mesma compreenda que este processo fará total diferença em sua vida.

Estar alfabetizado portanto, é poder ler, escrever, compreender, ter autonomia de ir e vir e poder comunicar-se fugindo apenas da oralidade. Saber tudo isso é mais que um procedimento ensinado numa escola, é um procedimento que se aprende diariamente, e devido a isto deve ser exercitado, quer seja fazendo a leitura de um livro ou gibi, quer seja interpretando alguma frase. Muitas vezes uma simples palavra pode ter vários significados, e estes significados podem e fazem muita diferença durante o processo de alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com