O Paper Eja
Por: CLMS31 • 15/1/2023 • Trabalho acadêmico • 668 Palavras (3 Páginas) • 72 Visualizações
EJA - Educação de Jovens e Adultos
Carla Lucia Mendes da Silva e Melaine Tresbach da Silveira¹
Marly Spier²
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Pedagogia (PED4378FLC)
PAPER
07/12/2022
RESUMO
Este trabalho tem como finalidade explanar sobre a modalidade de ensino EJA, educação de jovens e adultos, no sentido de conhecer o curso na história da educação. No entanto, abordar o andamento histórico da EJA é analisar e compreender as fases dessa época, passando pelos meados dos anos 50 e 60, datas estas que ficarão em sua bagagem as primeiras iniciativas de oferta da educação de jovens e adultos. A história do EJA no Brasil é recente, no entanto, no decorrer dos anos a EJA, pois é de modelando de acordo com as necessidades culturais e de acordo com o contexto de cada momento histórico. Tendo em vista a temática deste trabalho, percebe-se o grau de importância que os movimentos sociais tiveram nova vitória da alfabetização de jovens e adultos, resgatando e Trazendo um novo significado a modalidade de ensino EJA.
Palavras chave: EJA, Educação Brasileira, História.
1 INTRODUÇÃO
Historicamente, a educação de jovens e adultos transpassou etapas significativas em sua caminhada, os acontecimentos decorridos trouxeram novas reflexões para o cenário educacional do EJA. Ao longo dos anos a educação de jovens e adultos vem se transformando e recebendo notoriedade após as lutas originadas por internet das mobilizações sociais que moveram se com o propósito de viabilizar mudanças em relação ao ensino e em consequência o seu ato metodológico e aprendizagem fosse relevante aos educandos tornando os indivíduos capaz de praticar sua cidadania com dignidade, desempenhando assim, papel participativo diante da realidade ao qual vivenciam.
A EJA permite às pessoas terem a oportunidade de frequentar e retomar a escola na idade adulta para recuperar o tempo perdido. O adulto quando procura a escola, geralmente não quer somente aprender a ler e escrever, mas senti necessidade de se atualizar no contexto social em que vive e que faz parte.
Neste trabalho, abordaremos a avaliação da EJA, as funções avaliativas, os métodos de avaliação, o que o educador dessa modalidade precisa observar e considerar, já que o aluno do EJA vem com uma bagagem cultural muito grande, opiniões formadas e, normalmente com baixa autoestima. Outro ponto que iremos citar é a diversidade na EJA, onde o educador precisa estar preparado para lidar com as mais variadas etnias, gêneros, culturas, faixas etárias, muitas pessoas diferentes, inseridas em diferentes contextos, com visões de mundo singulares, mas que todas têm uma coisa em comum: não tiveram a oportunidade ou por diversos motivos, não tiveram acesso ao ensino na idade própria, que buscam inserir-se na sociedade.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Educação de jovens e adultos, é um conjunto de desafios educativos que busca dar retorno aos desafios decorrentes das desigualdades políticas, econômicas e culturais, que afetam a humanidade.
Vivemos em um país onde a diversidade é muito mais complexa do que imaginamos. Existem vários elementos, como religiões, línguas, artes, povos e ideais que podemos destacar. No entanto, esses elementos diversos podem ser experimentados por todos, através das redes de comunicação, das trocas culturais, das curiosidades de conhecer o diferente.
...