O Pensamento Pedagógico Africano - NYERERE
Por: Bonx • 3/12/2017 • Seminário • 375 Palavras (2 Páginas) • 5.624 Visualizações
Pensamento Pedagógico Africano: NYERERE
O pensamento pedagógico africano de NYERERE, baseia-se em uma filosofia de autoconfiança de cada pessoa através do estudo, valorização da sua cultura, mortal e história. No seu investimento maciço de caráter socialista, em apenas seis anos, o número de escolas no país se multiplicou.
Alguns dos estágios de mudança e implementação com garantia quantitativa e qualitativa desta filosofia foram, o investimento informativo em professores e profissionais voltados à educação para esclarecimento dos objetivos e pensamentos, o resgate e a adoção do idioma nativo, a confecção de novos materiais pedagógicos dando importância aos mais diversos segmentos da sociedade em busca de uma autonomia cultural, e o mais importante deles, a construção de uma nova consciência nacional não só dos professores, mas de todas as pessoas para que contribuíssem para a formação de jovens e crianças tanzanianas.
Em suas citações acerca de outros pensamentos pedagógicos, sua ideia perpassa em prós ou contras à modelos educacionais já existentes, defendendo que, tendo escola ou não, sendo formal ou não, o ato de ensinar difere de cultura para cultura e, mesmo diferente de outros modelos, não implica negativamente na educação do indivíduo, uma vez que outras formas de ensino, como a vivência e prática que são passadas pela oralidade, se mostram suficientes em regiões que as praticam.
Com sua visão e filosofia de caráter socialista, NYERERE prega que a busca pela igualdade social deve ser o foco de seu pensamento pedagógico, que a formação do indivíduo não carece de currículo e organização conteudista (como o pensamento europeu), mas sim de valores sociais que o formam um cidadão dotado de três aspectos; uma mente inquietadora, facilidade de aprendizado a partir de experiências passadas ou rejeição do mesmo em busca de uma melhor adaptação às suas necessidades, e uma confiança de valores e sociais igualitários de respeito ao próximo onde o que se faz deve ser considerado e não o que se tem.
Conclui-se e entende-se que, a ideia do pensador enfatiza a importância de uma autonomia e valorização cultural onde a mesma permeie e influencie diretamente a formação do cidadão, respeitando sua origem e seus costumes que, por si só, são suficientes para a o seu aprendizado e para a construção de seu conhecimento, sendo eles de caráter igualitário, social, e humano.
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