O Pinóquio as Avessas
Por: Marcelle Pontes • 19/11/2016 • Resenha • 504 Palavras (3 Páginas) • 279 Visualizações
[pic 1]
Leitura do livro:
Pinóquio as Avessas
Pedagogia
Jéssica Daniele Lodi Pyaia RA: A80HGA-6
Marcelle dos Santos Pontes RA: D04988-7
Natália Cristine Oliveira Weigert RA: C95406-3
Este trabalho trás uma reflexão em como as abordagens Tradicional, Comportamental e Humanista esta inserida em nosso sistema de ensino,exemplificada na estória do livro Pinóquio as Avessas, na qual pudemos fazer uma leitura minuciosa afim de refletir sobre tais abordagens.
O livro trata de uma crítica sobre a Abordagem Tradicional de ensino que como vimos historicamente, durante muito tempo foi predominante na educação, mas hoje está sendo revista e outros modelos de abordagens estão surgindo trazendo novas visões de ensino, visando a formação integral do ser humano.
Nos primeiros capítulos do livro vimos que Felipe tem grande curiosidade sobre o mundo a sua volta, é uma criança que faz muitas perguntas, tem ânsia em aprender. Felipe faz muitas perguntas para seus pais, que sem entendimento, não conseguem responder e passam a responsabilidade de tirar essas dúvidas para a escola.
Na trajetória do início de sua jornada escolar, Felipe acabou se deparando com situações que não acreditava ser a realidade daquilo que ele imaginava. Ele idealizava, inconscientemente, uma escola humanista, onde cada aluno fosse visto com suas particularidades, um lugar onde suas dúvidas fossem respondidas, e onde cada criança pudesse se expressar e aprender conforme suas necessidades.
Porém, ele se deparou com um modelo de escola totalmente diferente, com um sistema de ensino sistematizado (conforme se vê nas citações da página 26 a 34), quando ele começa a se questionar sobre a falta de subjetividade: do porque os professores não levam em conta oque cada aluno quer aprender,ou suas dificuldades e facilidades, sobre “porque” e “pra que” do que estava aprendendo, sobre a forma de como a escola e seus pais estavam aos poucos enterrando seus sonhos e ideais de vida, pois percebeu que a escola queria formar pessoas iguais (como podemos avaliar lembrando do clipe do Pink Floid, passado em sala de aula, e também nas citações da página 42).
Felipe se transformou naquilo que seus pais sempre sonharam e que a sociedade idealiza: um profissional respeitado! Ganhou prestígio e muito dinheiro, porém,era infeliz. Ele não sentia que tinha se tornado o que queria quando criança: conhecedor de pássaros. Aqui podemos avaliar a abordagem comportamental na escola de Felipe, que através de reforços , foram condicionando Felipe a mudar seu comportamento, e assim, sua visão de vida, tornando-o apenas “mais um”, capaz de reproduzir aquilo que lhe é proposto com exatidão, sem a preocupação de como essas atitudes refletem psicologicamente e emocionalmente em Felipe, deixando claro que o que importa é a aquisição e memorização de conhecimento,avaliado por notas nas avaliações( tradicional), e as mudanças em seu comportamento(comportamental).
O livro traz uma reflexão de como é grande a influência da escola e dos pais no desenvolvimento intelectual e também na formação integral do indivíduo. O papel da escola é fundamental para que consigamos formar não apenas profissionais qualificados, para esse ou aquele fim, e sim um ser humano realizado, de forma a tornar um cidadão consciente de sua participação sócio-cultural-político.
...