O Planejamento, Familiar, filhos, mulher e qualidade
Por: Claudinei Vieira Dos Santos • 29/8/2017 • Trabalho acadêmico • 21.500 Palavras (86 Páginas) • 401 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14][pic 15]
agradecimentos
Á Deus em primeiro lugar.
Á Profª Silvana Cordeiro de Oliveira orientadora presente de todas as horas que me acompanhou durante esta etapa .
Aos professores que contribuíram durante a graduação.
[pic 16]
SANTOS, Vieira dos Claudinei. A importância do planejamento familiar na atualidade. 2012. 60 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em serviço social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Vilhena, 2012.
RESUMO
Na atualidade existem muitas famílias que possuem pouca renda e muitos filhos, famílias que sobrevivem com várias dificuldades em criar sua prole. O planejamento familiar é um processo dinâmico e contínuo que capacita indivíduos ou grupos da comunidade a refletirem e decidirem sobre o número de filhos, o que pode lhes garantir mais conforto, bem-estar, mais investimentos em educação e um futuro melhor para a família toda. A maneira como é previsto na Constituição Federal através do PAISM (Programa de assistência integral à saúde da mulher) como parte da atenção integral à saúde da mulher está muito distante de um patamar satisfatório. Através de revisão bibliográfica o presente estudo procurou identificar e analisar os métodos contraceptivos mais utilizados pela população e descrever a atuação do enfermeiro como agente promotor das ações educativas no programa planejamento familiar. O planejamento familiar é um programa que contribui para a melhoria da saúde da mulher reduzindo os índices de mortalidade materna e de abortos, na liberdade de opção e autonomia da mulher, diminuição da fertilidade feminina subseqüente, além de ser um programa que visa informar as pessoas por meio de um conjunto de ações e atitudes (clínicas e práticas em saúde) para orientar quanto à anticoncepção.
Palavras-chave: Planejamento. Familiar. filhos. mulher. qualidade.
SANTOS, Vieira dos Claudinei. the importance of family planning in the present. 2012. 60 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em serviço social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Vilhena, 2102.
ABSTRACT
Nowadays there are many families who have limited income and many children, families that survive with various difficulties in creating their offspring. Family planning is a continuous dynamic process that enables individuals or community groups to reflect and decide on the number of children, which can assure more comfort, well-being, more investment in education and a better future for the whole family . The way it is laid down in the Constitution through the PAISM Program (comprehensive health care of women) as part of the comprehensive health care of women is far from a satisfactory level. Through literature review this study sought to identify and analyze the contraceptive methods most used by the population and describe the role of the nurse as agent of educational program on family planning. Family planning is a program that helps to improve women's health by reducing maternal mortality and abortion, freedom of choice and empowerment of women, reduction of subsequent female fertility, besides being a program that aims to inform people through a set of actions and attitudes (clinics and health practices) for guidance regarding contraception.
Key-words: Planning. Family. sons. wife. quality.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABNT | Associação Brasileira de Normas Técnicas |
UNOPAR | Universidade Norte do Paraná |
PAISM | Programa de assistência integral à saúde da mulher |
SUMÁRIO
1.1.1 INTRODUÇÃO 14
1.1.2 OBJETIVO GERAL............................................................................................14
1.1.3 OBJETIVO ESPECÍFICO..................................................................................14
1.1.4 METODOLOGIA................................................................................................14
1.1.5 JUSTIFICATIVA................................................................................................14
1.1.6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..............................................................................15
2.1.1 DESENVOLVIMENTO 19
2.1.2 PLANEJAMENTO FAMILIAR...........................................................................30
2.1.3 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS 31
2.1.4 HORMONAIS 32
2.1.5 BARREIRA 34
2.1.6 DEFINITIVOS 36
2.1.7 PRECARIEDADE DA ASSISTÊNCIA EM ANTICONCEPÇÃO.........................43
3 CONCLUSÃO 55
REFERÊNCIAS 57
INTRODUÇÃO
No trabalho abaixo fez-se uma reflexão teórica a respeito do planejamento familiar na atualidade, entre as classes baixas, media e alta. Nos dias atuais o planejamento familiar é de verdadeira importância principalmente nas classes baixas onde não tenham renda suficiente para a educação de seus filhos, e são as familias que mais tenham filhos sem planejamento sem estruturas dependendo-se de bolsa familia, ou até mesmo deixarem seu filhos em abrigo, em casa sozinhos para trabalhar e sustentá-los. De acordo com uma pesquisa da internet, a taxa de natalidade já vem decrescendo no Brasil desde meados dos anos 1980: em 1960, a média de filhos era de 6,2 por mulher. Hoje, está na casa dos 2,3. Mas o Estado tem obrigação de assegurar os direitos humanos, que englobam os direitos sexuais e reprodutivos, ressalta. Hoje, o atendimento é muito centrado nas vítimas de violência sexual. E o que se quer, segundo ele, é ampliar esse leque. “Precisam-se dar assistência também às mulheres que, por uma razão ou outra, tenham se descuidado no uso correto de seu anticoncepcional”.
...