Importância do planejamento e controle de qualidade
Pesquisas Acadêmicas: Importância do planejamento e controle de qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nataliaandrey • 25/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.903 Palavras (8 Páginas) • 295 Visualizações
RESUMO:
Será apresentada a importância do planejamento e controle da qualidade que inclui um conjunto de ações que fazem com que o projeto e seu resultado, atendam aos requisitos necessários ao cumprimento dos seus objetivos. Uma organização que se propõe a implementar uma política de gestão voltada para a "qualidade" gera credibilidade do cliente, bem como exige menos retrabalho e recursos adicionais.
Palavras chaves: Qualidade, planejamento, controle, melhoria contínua.
1. INTRODUÇÃO
O mundo das organizações muda rapidamente e aquilo que ontem era adequado, pode, neste momento ter a necessidade de ser melhorado e atualizado. Atualmente as organizações buscam a melhoria contínua: melhor qualidade do produto final ou serviço, melhor qualidade do trabalho e dos processos executados e melhor exploração do seu negócio. Procuram maneiras de se tornar competitivas, de obter maior proximidade com seus clientes, maior satisfação interna e externa, melhor desempenho financeiro e menor tempo para absorção de mudanças. Para isto, deve haver o planejamento e o controle da qualidade.
Por que Planejar
Para se obter a qualidade o planejamento é a fase fundamental, assim como tudo em uma empresa deve se começar pelo planejamento, com a qualidade ocorre da mesma forma, ou seja sem planejar a qualidade o fracasso é quase certo.
Planejar é algo que antecede aquilo que se quer fazer, quando algo é planejado antes de ser executado, o risco de acontecer eventuais problemas e erros são bem menores.
Ficando claro que qualquer atividade humana realizada sem planejamento, é uma atividade que corre o risco de imprevisto e de ações não planejadas, quando temos um planejamento é claro que podemos encontrar imprevistos, porem o risco é bem menor.
A qualidade será obtida se planejada e de forma organizada, como exemplo podemos utilizar uma viagem para conhecermos um lugar novo, devemos saber onde queremos ir para que assim possamos planejar o percurso, não conseguiremos planejar um percurso se não soubermos qual será o destino. Como o ditado já diz se não soubermos onde queremos chegar qualquer caminho serve.
Quando uma empresa quer alcançar a qualidade deve fazer um planejamento junto a sua equipe desde o presidente até o mais simples funcionário, com o planejamento fica mais fácil controlar a qualidade.
Agora vamos conhecer algumas formas de como planejar a qualidade.
Como Planejar a Qualidade
O Planejamento da Qualidade de um produto, serviço, processo e projeto inicia-se com a descrição das especificações e objetivos a serem alcançados, ou seja, qual as características do que ser avaliado e quais as metas a serem atingidas. A qualidade é a relação de equalização entre a característica esperada com o resultado obtido pela analise, sendo que uma boa qualidade é quando os resultados forem mais aproximados entre os parâmetros esperados e obtidos. Sendo que o principal fator envolvido neste processo é o tempo, portanto, quando e por qual periodicidade o processo será analisado e em que tempo é esperado que a qualidade seja obtida. Ex: Reduzir perda de produção de 20% em um ano. Neste caso o objetivo é melhorar o processo produtivo. Através da redução de perda, a meta é 20%, no período (tempo) uma ano. As analises serão feito mensalmente, ou seja, comparado a quantidade produzida e relacionada com a quantidade perdida, sendo que esta perda tem que ser igual ou menor de 20% para que os objetivos qualitativos sejam alcançados.
Portanto o planejamento da qualidade precisamos saber:
Qual a necessidade e características que o produto, serviço, processo ou projeto deve ter. Para atender as necessidades do cliente.
Qual o objetivo que se espera deste produto, serviço, processo ou projeto.
Qual a freqüência e maneira das amostras.
Quais os padrões de aceitabilidade.
Qual a metodologia de medição que será aplicada para avaliar a qualidade.
Qual ferramenta de medição será aplicada para analise.
Qual o tempo esperado para que o objetivo seja atingido.
Além disto, é preciso avaliar os erros e desvios dentro do processo, para a tomada de ajustes dos parâmetros de características e estrutura do produto, serviço, processo ou projeto.
Podemos definir que um produto, serviço, processo ou projeto de alta qualidade é conquistado quando o resultado obtido é igual ao planejado.
E conforme há desvio em relação a igualdade entre o planejado e esperado o produto, serviço, processo ou projeto pode ser classificado como de baixa qualidade (o resultado foi obtido foi abaixo do alcançado), excelente qualidade (o resultado foi acima do objetivo esperado).
De acordo com o tipo e características de produto, serviço, processo ou projeto é que será planejado qual a metodologia e ferramenta mais adequada na aplicação da verificação da qualidade.
Porque controlar a qualidade
O controlar na Qualidade nada mais é do que eliminar os desperdícios e defeitos dentro da empresa, com isso obtendo um produto ou serviço de alta qualidade.
O controle pode ser incluído em qualquer área da empresa, onde abrangem produtos, serviços e até mesmo a pessoas.
O objetivo da equipe que faz esse tipo de controle é se assegurar que o cliente ficara satisfeito com o produto final, por isso as empresas devem se especificar e preencher os requisitos de um produto confiável para o seu cliente. Caso um problema seja identificado certamente será envolvidos todas as áreas da empresa.
As pessoas são peças fundamentais em qualquer processo dentro da empresa, por isso o controle com os funcionários é indispensável, pois um funcionário sem habilidade ou experiência pode atrapalhar a qualidade do processo.
Como controlar a qualidade
Controle de qualidade é uma medida adotada por organizações de diferentes segmentos em todo mundo para definir padrões em procedimentos, políticas e ações, de maneira uniforme. É um sistema que considera o grau de satisfação do consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e sociedade,
...