O Planejamento Pedagógico
Por: Sinval Souza • 6/11/2019 • Monografia • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 243 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Universidade Estácio de Sá.
Curso de Pedagogia/Licenciatura em História.
Disciplina: Didática
Professor: José Urbano Brochado Júnior
Título da Atividade Estruturada: Planejamento Educacional para aprendizagem significativa.
Aluno: Sinval Santos de Souza
Data: 06/11/2019
Introdução:
Quando nos remetemos aos assuntos inerentes a planejamento pedagógico, nos vem em mente inúmeras vertentes que poderíamos ficar horas e horas em uma conversa sobre tal assunto. Nesta atividade, irei mostrar o que é pra que serve e como é de suma importância um planejamento Educacional bem elaborado.
Parte 1. O que vem a ser planejamento pedagógico?
É de fundamental importância para os objetivos da escola, que ela tenha um bom planejamento pedagógico. De uma forma conjunta professores, Coordenadores e diretores precisam elaborar de uma maneira bem cuidadosa os objetivos e metas para a escola durante todo o ano letivo e assim tomar as medidas para que esse objetivo seja alcançado.
Esse planejamento organiza todas as atividades e conteúdos que vão ser trabalhados na escola ao longo do ano letivo. Nele estarão todas as intenções da escola e os objetivos de cada professor para cada turma.
É sempre muito importante contar com os imprevistos, sendo assim é de muita utilidade a antecipação de situações e atividades. Contribuindo assim para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e evitando surpresas ao longo do ano letivo.
O planejamento pedagógico ajuda e muito a instituição a conhecer suas realidades e necessidades, estabelece metas e objetivos e ajuda no direcionamento de recursos materiais e financeiros. Contribui também no gerenciamento de pessoas e tempo.
Definições de turmas, distribuição de conteúdos pela grade de horários e elaboração do calendário escolar, são questões burocráticas que também fazem parte de um bom planejamento pedagógico. Esses são fatores que são de fundamental importância para entender como a escola pode cumprir sua missão frente aos seus obstáculos particulares.
É sempre importante dois aspectos da realidade escolar:
- Realidade Interna: Ligada diretamente ao número de docentes e a infraestrutura da instituição. Também diz respeito às dificuldades enfrentadas pela gestão e os objetivos pedagógicos dos mesmos.
- Realidade externa: parte relacionada com o relacionamento da escola com a família dos estudantes e com a comunidade na qual está inserida. Também está ligada ao cumprimento de exigências do governo e do mercado.
Parte 2. O que seria um bom planejamento pedagógico?
Mediante a realidade da instituição o corpo docente se reúne com o intuito de analisar a realidade da escola e assim elabora um plano de ação sobre o que pode ser feito.
Alguns fatores não podem faltar para que o planejamento pedagógico seja considerado bom:
- Regras no uso dos espaços da escola (Pátio, Biblioteca, quadras esportivas, etc.)
- Calendário geral da escola
- Projetos interdisciplinares
- Reuniões de pais e professores
- Avaliações
- Formação continuada
Um planejamento para ser bom precisa dizer de forma clara quais são os propósitos da escola em relação à formação integral do aluno. Assim os docentes poderão sistematizar suas aulas mediante os objetivos a serem atingidos por aquela instituição.
Parte 3. Qual a importância do planejamento pedagógico?
É muito importante reconhecer a importância de se construir um planejamento organizado, que tenha uma intenção pedagógica que esteja de acordo com o projeto politico pedagógico (PPP). Esse planejamento irá atrair clareza para os educadores e pais sobre a intenção pedagógica da escola.
O planejamento também ajuda na organização de disciplinas, datas comemorativas, reuniões e formação continuada, pois detalha passo a passo as atividades e ações que devem ser tomadas pela instituição.
Alguns elementos solidificam a importância do Planejamento pedagógico.
- Auxilia os professores.
Tanto na condução das aulas, tornando-as mais eficientes e dinâmicas, quanto na troca de experiências entre professores e coordenadores pedagógicos.
Ajuda na resolução de problemas e permite que seja mais organizado o dia a dia escolar.
- Transforma conceitos em realidade
Por meio da organização oferecida pelo planejamento pedagógico, é possível que o educador consiga direcionar seu trabalho para um caminho em que possa concretizar sua prática docente no cotidiano escolar.
...