O Portfolio Ensino de Artes e Educação Física
Por: Monica Medeiros • 16/10/2022 • Relatório de pesquisa • 664 Palavras (3 Páginas) • 82 Visualizações
[pic 1]
MÔNICA MEDEIROS TURIN
RA: 8164060
PORTFÓLIO:
2º Ciclo de Aprendizagem - Pular Corda e suas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais.
DISCIPLINA:
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA.
Professor Responsável: Robson Amaral da Silva
Tutor(a): Gustavo Braga de Oliveira
2022
Tema: Pular Corda e suas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais.
Ano escolhido: 1ºAno do ensino fundamental
Unidade Temática: brincadeiras e jogos.
Objetos de conhecimento: brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.
Referencial Teórico:
De acordo com a empresa fabricante de brinquedos CIA BRINK (2022), pouco se sabe sobre a real origem do jogo de pular cordas. Porem na Roma e Grécia antiga pulava-se corda para comemorar a chegada de uma nova estação e na China e Egito antigo o pular corda vem da necessidade de melhorar o processo de produção das cordas, pois ao passar a corda pelo corpo ficava mais rápido e fácil trança-la. Segundo RUSSO (2018), a brincadeira pular corda deve ser tratada como património cultural da infância, pois o jogo em si é uma brincadeira com significado, que já foi vivido e modificado por diversas gerações e que seu desenvolvimento valoriza e mantém viva a historia da infância dos nossos antepassados, fortalecendo nossas raízes históricas.
Habilidades:
(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas. (EF12EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem. (BRASIL, 2018 p. 227)
Dimensão conceitual:
Inicialmente deve se apresentar para os educandos um breve histórico sobre o surgimento da brincadeira pular corda. O educador deve explicar sobre a diversidade de possibilidades referente a essa brincadeira, que vai desde pular corda sozinho, com, em grupo, corda dupla, pular com musicas/cantigas populares ( “O homem bateu em minha porta”, “pimenta, pimentinha” etc) e desafios.
Para a realização da atividade o educador necessita apenas de um espaço amplo, uma corda (o tamanho pode variar de acordo com o tipo de brincadeira a se desenvolver com os alunos) e se estabelecer as regras da brincadeira. Na aula em questão a proposta seria o pular corda com cantiga. De acordo com Meirelles (2007), o aluno deve acompanhar os comandos da musica sem errar a pulada. Primeiro, é preciso tocar o chão com a mão, em seguida pular com um pé só, então girar em torno de si mesmo e, por último, sair.
Cantiga:
O homem bateu em minha portaO homem bateu em minha porta e eu abriSenhoras e senhoresPonham a mão no chãoSenhoras e senhoresPulem num pé sóSenhoras e senhoresdêem uma rodadinhae vão para o olho da rua
(Meirelles, 2007).
Dimensão procedimental:
Após se estabelecer as regras da brincadeira os alunos devem ser levado para a área pré estabelecida (quadrada escola, pátio da escola entre outros locais) para se desenvolver a atividade proposta. Durante o desenvolvimento inicial da atividade o educador ira observar se de fato os alunos assimilaram a parte teórica do aprendizado, podendo intervir durante o desenvolvimento da mesma.
...