O Portifolio
Por: Ana Flávia Lorenzoni • 29/3/2019 • Seminário • 2.648 Palavras (11 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 FINALIDADES 4
2.2 FUNDAMENTOS LEGAIS 5
2.3 FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS 6
2.4 BNCC ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENAL 7
2.5 QUAL O PAPEL DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM 8
3 CONCLUSÃO 10
4 REFERENCIAS 11
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo promover a analise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual esta atualmente sob processo de aprovação final, levando em consideração que este documento ira nortear e determinar as competências sejam elas gerais ou especificas, essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante todo o processo da educação básica. A BNCC é determinante para que os conteúdos sejam os mesmo para crianças, adolescentes, jovens e adultos independentemente de onde residam ou estudem.
A base não se limita a ser um currículo, mas é constituída em um conjunto de orientações que norteia equipes pedagógicas na elaboração dos currículos de uma forma que seja mais eficaz atingir os objetivos no processo de ensino. E por se tratar de um documento que visa homogeneizar o ensino independente de classe, ele deve ser seguido na rede publica e privada, que deve ser implementada em um primeiro momento nas etapas da educação infantil e do ensino fundamental.
A BNCC tem como foco principal dois objetivos, sendo o primeiro deles, colaborar com o trabalho dos professores que encontram no documento orientações básicas para elaborarem suas aulas e segundo garantir que os ensinos de alguns conteúdos sejam transmitidos de forma obrigatória e com qualidade em todas as escolas do país, visando assim potencialmente à diminuição da desigualdade de aprendizado.
- DESENVOLVIMENTO
- FINALIDADES
A BNCC foi aprovada e homologada em 2017, as escolas e redes terão o prazo máximo ate 2020 para se adequarem ao documento, que define o conjunto de aprendizagens comuns a todos os estudantes e orienta a elaboração dos currículos da educação infantil e do ensino fundamental. A implementação do documento também exige um novo olhar para a formação de professores, a produção dos materiais didáticos, as avaliações, os currículos e, principalmente, as práticas pedagógicas.
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que visa orientar e nortear o que é ensinado em âmbito nacional nas instituições escolares, propõe a elaboração de um currículo especifico das escolas públicas ou privadas, em áreas rurais ou urbanas de todo o Brasil, sem desconsiderar as metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam, portanto as redes e escolas seguem com autonomia para elaborar os currículos com base na BNCC.
A Base traz oportunidades para a inovação na educação brasileira, o documento serve como um ponto de partida para promover a equidade, visto que apresenta uma série de direitos de aprendizagem que precisam ser assegurados para todas as crianças, adolescentes e jovens, e estão alinhadas com os direitos humanos. O sucesso do documento também está associado ao envolvimento da escola.
A BNCC engloba os objetivos de aprendizagem que deve ser alcançados de cada uma das etapas da Educação Básica, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, por meio da definição de competências e habilidades essenciais para atingir os objetivos propostos o currículo traçara as estratégias pedagógicas adequadas, sintonizado , á fim de cumprir todas as diretrizes gerais da BNCC e garantindo o direito de aprender de todos os alunos, ajudando a melhorar o ensino do Brasil.
- FUNDAMENTOS LEGAIS
A Constituição Federal de 1988, no artigo 205, determina a educação como direito de todos e dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Garantindo em âmbito da educação escolar, no artigo 210, fixar conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no inciso IV, do art.9º afirma que cabe à União estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.
O artigo 26 da LDB determina que os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter Base Nacional Comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por características regionais e locais da sociedade.
LDB ressalta conceitos básicos para o desenvolvimento do currículo no Brasil:
-o conceito de estabelecer a relação entre o que é básico-comum e o que é diverso em matéria curricular (as competências e diretrizes são comuns, os currículos são diversos);
- o conceito que se refere ao foco do currículo, ao dizer que os conteúdos curriculares estão a serviço do desenvolvimento de competências, orientando a definição das aprendizagens essenciais, e não apenas dos conteúdos mínimos a ser ensinados;
...