O Projeto Multidisiplinar III
Por: antoniafc • 4/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.936 Palavras (8 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA –UNIDERP
PEDAGOGIA-PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Prof.ª Gilse T. Lazzari Perosa
ANANINDEUA-PA
25 /05/2015
- INTRODUÇÃO
Este trabalho visa o conhecimento geral sobre a aprendizagem baseada em projetos educativos e suas estruturas dentro do contexto. A partir de textos lidos colocaremos a nossa opinião frente às questões pontuadas nestes textos, bem como refletiremos para conseguir construir coletivamente um Projeto educativo.
- RESENHA
Os textos implicam que, a Aprendizagem Baseada em Projetos é uma ferramenta para o alcance da mudança que tanto almejamos na educação brasileira, pois vem trazendo a ruptura dos aprendizados fragmentados e tornando o aluno como agente ativo do processo de conhecimento, tornando este conhecimento de fato significativo. E também ressalta as mudanças que a escola deve tomar para que um projeto se desenvolva, como por exemplo: Criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o projeto, atender às demandas da sociedade, processo de aprendizagem de forma cooperativa, desenvolver a habilidade de aprender, entre outras. O professor precisa estar ciente do seu importante papel de mediação, pois o aluno precisa, ao mesmo tempo em que reconhece sua autonomia, sentir a presença do professor, que ouve, questiona, direciona e orienta, visando criar situações que desafiem esse aluno, propiciando a construção do conhecimento.
A pedagogia de projetos proporciona ao aluno aprender no processo de produzir, estar em constante desenvolvimento, perceber-se evoluindo e transpondo desafios, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de ideias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa e significativa.
O trabalho com projetos permite entre tanto fatores a integração de situações educacionais que vão além das paredes da sala de aula, favorecendo a coexistência de diferentes visões do mundo e o confronto entre elas, a relevância dos interesses do aprendiz na aprendizagem, o novo conhecimento relacionado ao que o aluno já conhece.
A proposta da educação por projetos é uma tentativa de unir dois mundos que coexistem separadamente: a vida e a escola. É preciso levar em conta que ainda queremos formar cidadãos e para que isso ocorra, precisa haver estímulo contínuo, confronto de ideias, trabalho em grupos, buscas, trocas, qualidade de ensino favorecendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural e social do educando.
No entanto, é importante uma capacitação. Em todo país há professores que possuem dúvidas constantes sobre esse novo parceiro da educação, tanto no seu planejamento, quanto na execução, duração e obrigatoriedade ou não de todas as disciplinas no projeto.
Pode-se concluir que o projeto escolar precisa ser explorado e usado, e nós profissionais educadores, precisamos estar abertos a novas possibilidades, o projeto tem a intenção de melhorar a formação dos alunos na sua totalidade, desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural, social construindo sua autonomia.
- ASPECTOS DA EDUCAÇÃO, DA INFÂNCIA E DA FORMAÇÃO DOCENTE
Com base nos filmes assistidos percebemos a necessidade de se dar valor a infância, como forma de buscarmos um futuro melhor aos nossos filhos. Sabemos que nem sempre as crianças tiveram tanto valor e garantias de bens e direitos adquiridos como no mundo em que vivemos hoje. Mas ainda hoje em alguns lugares desprovidos de recursos crianças trabalham como adultos fazendo serviços pesados de igual pra igual. Lugares onde o principal objetivo em se ter filhos parece ser o de ajudar no sustento da casa, e o trabalho torna se prioridade e o estudar apenas o tempo que sobrar. O educação para essas crianças é precário e por vezes abandonado para que seja cumprida a meta principal, que é o trabalho braçal.
Contudo em meio a um contraste social em sociedades mais abastadas, com rendimento econômico mais elevado, encontramos crianças que já carregam consigo muitas responsabilidades parecendo “adultos em miniatura”, que deixam de vivenciar a infância para se preocupar com o que as esperam no futuro, um mundo onde crianças e adultos se mistura partilhando efetivamente das mesmas informações, consumindo igualmente e tão atarefados e preocupados com suas futuras posições sociais.
No filme maré capoeira observamos um menino que pretende fazer história com a capoeira essa tradição que foi passada de geração a geração em sua família a qual se orgulha muito. Podemos fazer uma reflexão sobre valores básicos à democracia e a cidadania como respeito ao próximo e a valorização de diferentes saberes.
No filme (O menino da favela e a tampa da panela) mostra que “nem tudo é o que parece” retrata um pouco sobre o preconceito e como a forma com que algumas situações nos levam a pré-julgar levando em conta apenas as aparências e o tipo de mundo que se insere.
Com o curta Mãos de vento e olhos de dentro, ressaltamos a necessidade em se trabalhar principalmente com as crianças a questão da inclusão, e o modo como que nos relacionamos com os portadores de necessidades especiais, trabalhando a igualdade e mostrando que não são apenas “deficientes” mais sim tão “eficientes” e capazes como qualquer outra pessoa...
Concluímos que precisamos enquanto futuros educadores levar para sala de aula essa inclusão social, o respeito as diferenças abordando assiduamente com nossos educandos essa igualdade em nossas salas de aula, criando um ambiente de respeito e solidariedade mútua entre nossas crianças independentemente de cor, classe etc....
- PROJETO EDUCATIVO
A MAGIA DO CIRCO
Sabemos que as crianças de hoje brincam pouco, algumas tem uma ocupação maior com os estudos e atividades extras, outras no período em que não estudam trabalham para ajudar os pais. Nosso projeto educativo vem desenvolver a importância de brincar na infância, tanto com o intuito de desenvolver a aprendizagem com atividades lúdicas.
...