O QUE DIZEM OS ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA
Por: Sandra da Silva • 22/10/2021 • Projeto de pesquisa • 972 Palavras (4 Páginas) • 90 Visualizações
[pic 1]
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTIFÍCA E POPULARIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS
O QUE DIZEM OS ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA
SANDRA FREITAS DA SILVA
Catu – Ba
2020
SUMÁRIO
1. PROBLEMA 3
2. OBJETIVO 4
2. 1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
3. JUSTIFICATIVA 5
5. CRONOGRAMA DE AÇÕES 5
6. REFERÊNCIAS 6
1. PROBLEMA
Há quase quatorze anos trabalho na área de educação, não especificamente como docente, mas no setor administrativo onde me envolvo em vários projetos da instituição, convivendo entre docentes e alunos diariamente, como o passar dos anos fui me encantando pela a arte de educar e ao fazer Pós-Graduação em Gestão de Petróleo e Gás, recebi um convite para dar aulas em curso Técnico por dois anos. Nesse período trabalhei com jovens e adultos com isso intensificou cada vez mais, meu desejo de ser Educadora.
Cursei a Faculdade de Pedagogia e durante o estágio na Educação Infantil e Ensino Fundamental, convivi com alguns alunos PcD (Pessoa com Deficiência), percebi que o número de crianças com algum tipo de deficiência aumentava significativamente a cada ano, principalmente as com microcefalia devido ao surto de Zica entre 2015-2016, observei que na maioria das escolas não ofereciam um currículo diversificado para atender as necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, principalmente a Educação Científica, que era ensinada de uma forma bem complexa.
Com base do que foi observado no período que lecionei e estagiei, senti a necessidade de pesquisar alguns artigos e periódicos sobre o tema proposto e constatei que as pesquisas sobre a educação científica para pessoas com deficiência ainda caminham a passos lentos no âmbito acadêmico brasileiro. Com isso, surgiu alguns questionamentos em relação a educação cientifica. Como as politicas educacionais tem contribuído o desenvolvimento das pesquisas em educação científica e quais metas foram alcançadas para melhoria do ensino de ciências para pessoas com deficiência? As Instituições de Ensino têm implementado novas estratégias nos cursos de qualificação inicial e continuada com recursos tecnológicos e acessíveis aos profissionais de educação para que possam oferecer apoio didático apropriados e promover um ensino de qualidade as pessoas com deficiência?
2. OBJETIVO
Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os estudos vem tratando a questão da educação cientifica para pessoas com necessidades especiais.
2. 1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Mapear a produção de conhecimento sobre o tema em artigos e periódicos brasileiros.
- Analisar se os estudos apresentam propostas de intervenção educacional.
- Problematizar as possíveis contribuições do conhecimento produzido sobre o tema para as práticas escolares.
3. JUSTIFICATIVA
Como a produção do conhecimento científico e educação especial é um tema pouco explorado nas pesquisas acadêmicas nota-se a viabilidade desta pesquisa. Com enfoque qualitativo, este projeto pode contribuir para discutir a importância ao acesso à educação científica para pessoas com deficiência, identificando quais impactos positivos causados na produção do conhecimento cientifico. Nesta perspectiva este projeto também pode contribuir para uma formação de professores mais consistente, porque problematiza a educação científica para pessoas com deficiência.
A educação cientifica tem um papel importante na formação das pessoas e no desenvolvimento do país, por isso a necessidade de um estudo com o qual aqui se pretende, com a finalidade de promover a divulgação cientifica de forma articulada e permanente, que possa trazer benefícios a toda sociedade incluindo as pessoas com necessidades especiais.
- FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS
Na sociedade atual em que vivemos estamos imersos num mundo tecnológico onde tudo ao nosso redor depende da ciência e da tecnologia e para que façamos parte integrante desse universo globalizado é necessário uma reestruturação no processo educativo para que se tenha uma educação cientifica de qualidade, onde as informações sobre ciência e pesquisa sejam compartilhadas e chegue ao alcance de todos, a introdução educação científica nos primeiros anos da vida escolar é fundamental na construção do conhecimento dos estudantes para que se tornem pesquisadores, formadores de opiniões próprias, cidadãos aptos a tomar decisões, explorar suas curiosidades e serem capazes de resolver problemas através de questionamentos, sendo independentes e produtivos para comunidade.
Hodson (apud Solbes, 2004, p. 338), ressalta a necessidade de a educação científica levar o aluno a conhecer o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade assim como a influência da sociedade no desenvolvimento científico e tecnológico.
A Unesco declara que: "A educação científica, em todos os níveis e sem discriminação, é requisito fundamental para a democracia. Igualdade no acesso à ciência não é somente uma exigência social e ética: é uma necessidade para realização plena do potencial intelectual do homem." A educação cientifica não deve ser apenas um componente básico da educação é preciso fazer parte da nossa cultura em geral e chegar ao alcance de todos porque a transformação social e tecnológica de um país se dá através do conhecimento cientifico embasado, pois o saber desafia novas descobertas.
...