TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE O PROFESSOR FAZ?

Tese: O QUE O PROFESSOR FAZ?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

Você pensa em estudar Pedagogia, mas ainda não sabe tudo sobre o curso, a carreira ou o mercado? Saiba mais nesse post e descubra se fez a escolha certa!

Seguindo a nova série de posts do Blog do Enem sobre profissões (você pode acessar nossos primeiros posts sobre administração e direito nos links), hoje vamos contar mais para você sobre o curso de Pedagogia. O que faz um pedagogo? Que matérias vou aprender durante a faculdade? Será que meu perfil combina com as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho? Qual o salário de um pedagogo?

Dica 1: Sisu Pedagogia – Nota de corte em 2012: de 534 a 705 pontos pelo Enem - http://blogdoenem.com.br/sisu-nota-de-corte-pedagogia/

O QUE FAZ UM PEDAGOGO?

A pedagogia é a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo deve trabalhar para garantir e melhorar a qualidade da educação, tendo dois grandes campos de atuação a sua disposição: a administração escolar e o magistério. Porém, recentemente, o pedagogo deixou de ser aquele profissional que atua somente dentro das escolas. Apesar de haver um desprestígio da carreira, do salário não ser tão atrativo e da queda do número de candidatos que buscam o curso superior nessa área, especialistas garantem que o mercado de trabalho em Pedagogia está cada vez mais amplo. Os profissionais formados em Pedagogia podem trabalhar também em ONGs, museus, brinquedotecas, mídias educativas, pesquisa, produção de material pedagógico, políticas educacionais e qualquer outro espaço que tenha algum tipo de educação envolvida.

Atualmente, algumas empresas também contratam pedagogos para aplicar treinamentos de pessoal ou para trabalhos no setor de RH. A professora e coordenadora em Pedagogia da PUC-Rio, Zena Eisenberg, ouvida pelo G1, explica: ”Vários alunos entram aqui e não tem interesse nenhum em trabalhar na escola. O salário do professor é muito baixo ainda, ele tem sido muito pouco valorizado. Paradoxalmente, cada vez mais as pessoas, as ONGs, as empresas, as TVs estão se dando conta da necessidade de uma pessoa que entenda de didática, de educação, de como transmitir conhecimento. E é o pedagogo quem sabe fazer isso. Como essa perspectiva salarial é melhor, os estudantes têm sido atraídos para esses outros espaços.”

O pedagogo que optar por trabalhar em órgãos do governo ficará responsável por fiscalizar e estabelecer a legislação de ensino em todo o país. Aquele que optar pelo caminho mais tradicional e for trabalhar em escolas, deverá orientar e dirigir os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade no ensino. Também é de responsabilidade do pedagogo verificar se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.

PERFIL DO PROFISSIONAL

Quem pensa em cursar Pedagogia, deve ter vocação para ensinar e interesse pela formação das pessoas. Gostar de lidar com pessoas de todas as idades, ser compreensivo e estudioso também são características muito valorizadas nessa área.

As habilidades e competências que um pedagogo deve ter quando se forma na graduação estão relacionadas a capacidade de lidar com o outro de uma forma educacional.

Dica 2: Sisu – MEC divulga nota de corte para Medicina, Engenharia e Pedagogia - http://blogdoenem.com.br/sisu-nota-de-corte/

MERCADO DE TRABALHO

Como já explicamos no início desse post, o mercado de trabalho para a Pedagogia apresenta dois grandes espaços.

O primeiro engloba os profissionais que trabalham em escolas, como professores de educação infantil ou como administradores. O pedagogo que quer trabalhar em escola pública deverá prestar concurso público, e a boa notícia é que tem havido um aumento no número de vagas. Secretarias estaduais e municipais de Educação em todo opaís vêm abrindo concursos para funções de direção, coordenação e orientação pedagógica.

O segundo grande espaço para a Pedagogia é atuar em outro local em que haja ação educativa. Podem ser algumas opções: ONGs, hospitais (para trabalhar em brinquedotecas, desenvolvendo o bem estar de crianças doentes e fornecendo um acompanhamento pedagógico para crianças que estão internadas por um longo período), grandes empresas (atuar na educação cooperativa), áreas de recreação e lazer em grandes resorts (o trabalho do pedagogo é dar um caráter educativo as atividades de lazer oferecidas para as crianças) e também arte-educação (utilizar técnicas artísticas como ferramentas no ensino de jovens e crianças).

SALÁRIO INICIAL: R$ 843,25 (professores da Educação Infantil até o Ensino Fundamental II); fonte: Sindicato dos Professores de São Paulo.

O CURSO

O acréscimo de um ano no Ensino Fundamental – que passou a incluir o que antes era o último ano do Ensino Infantil – mexe com a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com isso, as escolas estão tendo de rever a grade curricular do curso, porque agora elas têm, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais, o que exige o aumento da carga horária. Ainda assim, a partir de agora, o graduado sai sem nenhuma habilitação específica.

A carga maior do curso, que dura em média quatro anos, é dedica a área de ciências humanas e sociais aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. Para orientação educacional, há aulas de psicologia e metodologia. O currículo inclui, ainda, disciplinas optativas, que permitem ao aluno complementar sua formação em filosofia, história ou artes.

Atenção para esse detalhe importante: algumas instituições mantêm cursos com um foco específico, como: Arte-Educação; Educação Especial; Educação do Campo, para atuação em escolas rurais e Educação Indígena. Outras escolas oferecem, ainda, cursos como Comércio e Administração, Construção Civil e Eletrônica, que formam professores. O estágio é obrigatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com