TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RECREIO E A DIVERSIDADE

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.264 Palavras (26 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 26

RECREIO E A DIVERSIDADE

                                                                                             Jackeline Borges Lima,

     

Secretaria de Estado de Educação Mato Grosso do Sul – EE. Dona Rosa Pedrossian - Miranda – MS – Brasil

{jackselvagem@gmail.com.br}

        Resumo. Este artigo tem como finalidade auxiliar no combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial, presentes no nosso cotidiano, realizado a partir de um trabalho de campo e assim promover a redução das desigualdades, sem preconceito de raça ou qualquer outra forma de discriminação. Inicialmente foi feito um estudo de caso abordando o motivo das agressões de cunho racistas e agressões físicas no momento do intervalo, em seguida uma pesquisa bibliográfica na Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian no município de Miranda – MS. Com base nos conceitos de gênero, raça e etnia, foi elaborado este projeto “Recreio e a Diversidade”, tomando como referência os problemas vivenciados por algumas crianças nesse ambiente, tais como: piadas e brincadeiras de mau gosto, uso de expressões de cunho racista, entre outros. Ressalta-se que o resultado dessas ações discriminatórias no ambiente educacional tem causado danos que influenciam negativamente no processo psicológico, social e cognitivo dessas crianças, contribuindo para o seu baixo rendimento escolar.

        Palavras-chave: escola, racismo, preconceito, diversidade cultural.

        Abstract. This article is intended as an aid in combating racism, prejudice and racial discrimination present in our daily lives, conducted from field work and thus promote the reduction of inequalities, without prejudice of race or any other form of discrimination. MS - Initially a case study addressing the subject of the racist nature of aggression and physical aggression at the time of the interval, then a literature search in the State School Dona Rosa Pedrossian in the municipality of Miranda was done. Based on the concepts of gender, race and ethnicity, this project was designed "Recreation and Diversity", with reference to the problems experienced by some children in this environment, such as jokes and pranks, use of expressions of racist nature , among others. We emphasize that the result of these discriminatory actions in the educational environment has caused damage which negatively influence the psychological, social and cognitive processes of these children, contributing to their poor academic performance.

Keywords: school, racism, prejudice, cultural diversity.

  1. Introdução

Um dos conceitos fundamentais da escola é construir uma sociedade justa e solidária baseada nos princípios de igualdade, conforme está escrito na Constituição Brasileira. Sabendo-se que o preconceito é um problema que existe na escola tanto questões ligadas com o corpo, gênero, raça, inclusive pessoas com necessidades educacionais especiais. Esta variação cultural, social, racial e até mesmo genética é um caldeiro de oportunidades para o surgimento de conflitos. Na possibilidade de organizar um trabalho educativo, nortearei este projeto, conduzindo os alunos à busca pela justiça, pela igualdade, pela solidariedade e respeito ao bem comum. A escola é um lugar de muita diversidade, e com relação ao corpo docente, vamos buscar forma de enfrentar os problemas através de ações pedagógicos e palestras educativas constantes com profissionais especializados no assunto.

A pluralidade racial é uma característica da sociedade brasileira, o racismo pode ser considerado uma forma de bullying, uma vez que deprecia a pessoa pela sua aparência e principalmente pela sua cor ou etnia, atribuída pela hierarquização do branco sobre o negro ou indígena. O racista se manifesta quando o seu apelo pejorativo produza discriminação através de seus traços genéticos.

Pois ao observarmos que no momento do recreio as crianças apenas correm, e com isso ocorrem as frequentes quedas, esbarrões e empurrões e até mesmo brigas, havendo aí várias formas de discriminação sendo considerada bullying principalmente apelidos como, por exemplo: “Volta pra sua aldeia”, “É burro porque é índio”, “Sua fumaça”, “Seu gordinho baleia”. “Seu desbotado”.  No entanto, nosso município abrange várias culturas indígenas como: Aldeia Cachoeirinha, Moreira Passarinho, Argola e outras, dentre estas inclui ainda crianças de família de baixa renda, classe média e as de Zona Rural, qual saem muito cedo de suas casas sem almoço pra chegar à escola no horário vespertino, já cansados e estressados, precisando de um momento para conhecer, valorizar as raças diferenciadas e respeitá-las sem distinção.

Desta forma, percebi a necessidade de desenvolver este projeto, com a intenção de implantar um recreio que educa para a diversidade, para torná-lo mais saudável, tendo como proposta principal transformar este tempo num momento lúdico e interativo, onde as crianças possam se socializar com os demais colegas, aprender, por meio de jogos, filmes e músicas utilizando variados recursos midiáticos, incluindo danças regionais e trabalhos artísticos de sua localidade. Além disso, há o resgate de brincadeiras culturais e folclóricas, como: amarelinha, pular corda, danças, dama, jogo da velha, cantigas de roda, entre outras.

Entendemos, também, que o recreio é um momento de aprendizagem, onde novas significações estão sendo constantemente construídas e que por isso é um momento singular da cultura escolar devendo ser valorizado e qualificado.

Cheio de ludicidade, o recreio pode, cada vez mais, incentivar o aprendizado e tornar as aulas mais calmas e produtivas, preparando-os/as para serem cidadãos/ãs participativos/as e responsáveis na sociedade em transformação, desenvolvendo uma “ética de tolerância” entre os indivíduos, para que de maneira harmoniosa venham a conviver com as diferenças sejam elas religiosas, socioculturais, sexuais, físicas e étnicas, valorizando a si próprio, o ambiente em que vivem e suas culturas e assim diminuindo a discriminação racial.

  1. Objetivo Geral

  • Incentivar e desenvolver atitudes de compreensão para com a diversidade étinico-racial, trazendo o respeito às diferenças, repudiando qualquer forma de preconceito e ampliando seu conhecimento cultural.
  1. Objetivos Específicos
  • Observar os tipos de discriminação e suas possíveis causas;
  • Verificar como a discriminação racial afeta o aluno em seu ambiente escolar;
  • Avaliar quais tipos de discriminação pode ser prejudicial no desenvolvimento cognitivo do aluno; Valorizar a contribuição das diferentes culturas para a formação da sociedade (indígena, negro, branco, etc.);
  • Promover atitudes de respeito e cidadania para a diversidade étnica;
  • Resgatar a historicidade cultural através de brincadeiras e cantigas de roda.
  • Desenvolver a criatividade ao criar coreografias para músicas que valorizam a diversidade;
  1. Fundamentação Teórica

O principal foco desse trabalho foi observar os efeitos do racismo, do preconceito e da discriminação racial no desenvolvimento escolar do/a aluno/a, resgatando a historicidade cultural através de brincadeiras, desenvolvendo atitudes de compreensão para com a diversidade étinico-racial, trazendo o respeito às diferenças, deixando de fazer parte de qualquer forma de preconceito e ampliando seu conhecimento cultural.

O Brasil é um país composto por várias etnias: europeus, africanos, índios e outros povos que compõem a sociedade brasileira. Essas variações étnicas se refletem no espaço onde se inicia a vida cultural de um povo, a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (293.3 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com