O RELATORIO DE ESTAGIO EDUCAÇAO INFANTIL
Por: Gracielle da Paixão Rodrigues Ferraz • 15/10/2022 • Projeto de pesquisa • 2.495 Palavras (10 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP |
CEAD – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA | |
GRACIELLE DA PAIXÃO RODRIGUES FERRAZ |
Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI): “A gamificação em propostas de Educação Infantil.”
MONTES CLAROS – MG
Maio/2022
[pic 2] | UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP |
CEAD – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA | |
GRACIELLE DA PAIXÃO RODRIGUES FERRAZ |
Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI): “A gamificação em propostas de Educação Infantil.”
Portifólio Interdisciplinar Individual apresentado como requisito de avaliação da disciplina de atividades interdisciplinares, no 3º período, do curso de licenciatura em Pedagogia.
MONTES CLAROS – MG
Maio/2022
Índice
Introdução........................................................................................................................ | 04 |
Desenvolvimento.............................................................................................................. | 05 |
Plano de Aula................................................................................................................... | 08 |
Considerações Finais....................................................................................................... | 10 |
Referencias....................................................................................................................... | 11 |
Introdução
No contexto contemporâneo a utilização de ferramentas metodológicas de ensino, a gamificação está entre as estratégias mais eficazes para potencializar o aprendizado e proporcionar engajamento dos alunos da educação infantil com a própria instituição. Para tanto, é preciso ter criatividade na educação e utilizar estratégias que incentivem a participação efetiva do aluno, como é o caso da gamificação, deve vir acompanhadas de uma ampla interrelação com os pais e responsáveis e na medida do possível, principalmente pelo pouco investimento que é feito na educação pública.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promulgada pelo Ministério da Educação em 2017, inicialmente a BNCC deve ser implementada em todas as escolas brasileiras até o final de 2021. Salienta-se os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes da Educação Básica tendo como referencial obrigatório para os currículos das redes de ensino públicas e privadas, de acordo com legislação normativa do Conselho Nacional de Educação (CNE).
A legislação propõe que deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas e rurais. Neste aspecto é importante salientar como a BNCC pode influenciar no cotidiano da educação no setor público e privado.
Os estudantes tem a capacidade de transformação de paradigmas, com a inserção de novas formas de conhecimento, incorporando ideias e colocar em ação, sensibilizada para entrar em contato com sua capacidade de transformação social é possível, destacando importância de quem está familiarizado com a gamificação na educação é imenso, uma vez que desenvolve competências socioemocionais que farão total diferença no aprendizado. A gamificação é instigante para os estudantes, pois se vale de comportamentos naturais do ser humano, como a competitividade, a socialização, o desejo de ser recompensado por um trabalho bem feito e a sensação de vitória.
Contudo na atual conjuntura que estamos vivenciando, existem dificuldades na implementação curricular de ensino, ocasionado adequações pertinentes às realidades locais e sociais, de acordo com avaliações diagnósticas em todos os âmbitos que o concernem.
Desenvolvimento
Na conjuntura atual se tem vivenciado uma crise em todos os âmbitos devido a pandemia, ocasionada pelo novo vírus coronavírus SARS-COV-2, que vem assolando toda a comunidade escolar, têm passado por constantes e diferentes dificuldades, atravessando problemas econômicos, sociais e políticos, que se acentuaram drasticamente neste período. Sendo que na tentativa de reduzir a ampla disseminação do novo Coronavírus, medidas de distanciamento social têm sido adotadas, e ainda não se sabe exatamente quando deixarão de ser necessárias, mesmo com a vacinação. Em contrapartida, a realidade de crianças foi alterada em diversos cenários, como dúvidas, mudanças, projeções, replanejamentos e densas reflexões que adentraram as instituições de ensino. Nesse aspecto, sendo a escola um espaço privilegiado de interações sociais, tanto as relações como os próprios espaços em um cenário pós -pandemia têm sido modificados e reinventados.
A gamificação, que também é conhecido como ludificação, foi inicialmente defendido no século XX, pelo psicólogo e estudioso russo Lev Vygotsky, e sustenta a ideia de que o aprendizado na infância se dá, especialmente, pela interação com o meio ao qual a criança frequenta. Logo, somente as aulas expositivas podem não ser eficientes para proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento na Educação Infantil.
Com base nesse cenário a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a ludificação do ensino a criança pode aprender por meio de dimensões do conhecimento: experimentação, o uso e apropriação, a fruição, a reflexão sobre a ação, a construção de valores, a análise, a compreensão e, por fim, o protagonismo comunitário.
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