O RELATORIO EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: RAIANE FELICIA ARAUJO SILVA • 18/5/2022 • Relatório de pesquisa • 3.837 Palavras (16 Páginas) • 115 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC..........................................................................................................................................................10
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA............................................................................................................................................12
5 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS........................................................14
6 PLANOS DE AULA............................................................................................................................16
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................................18
REFERENCIAS.....................................................................................................................................19
INTRODUÇÃO
O referido relatório tem como objetivo apresentar as questões solicitadas para conclusão do estágio obrigatório da educação infantil, que em virtude da calamidade pública, não pode ser realizado in loco, uma vez que a pandemia do Corona vírus, (COVID-19) acometeu o país e o mundo.
Desta forma o relatório de estágio teve que ser adaptado, tendo pôr objetivo investigar a formação e a prática do profissional que atua na educação infantil, assim como, analisar o papel da formação na prática educativa do professor e a importância que ele atribui a essa formação para melhoria de seu fazer docente através de leituras dos materiais disponibilizados no AVA.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Diante das leituras realizadas através do material disponibilizado no AVA, é possível termos um embasamento acerca do papel do professor e do ensino na educação infantil, enfatizando a importância da mediação na educação de crianças dentre 0 e 6 anos de idade, anteriormente visto como o ensino de antecipação escolar e hoje é mencionado no processo de pedagogia da infância, havendo diversas modificações no entendimento do que seria o ensino infantil.
A relevância do profissional na educação infantil se reflete em toda a sociedade, uma vez que os educadores participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social das crianças.
A educação infantil é substancial na formação de sujeitos respeitosos, críticos e reflexivos. Nessa conjunção, o professor atua em favor do processo de aprendizagem dos alunos, além de trabalhar questões relacionadas aos valores sociais e éticos. Deste modo, os educadores trabalham com a transmissão de conhecimentos científicos e sociais, que favorecem a convivência em sociedade.
Vygotsky (2003) considera a função do professor como sendo de suma importância, pois é ele que, a partir da organização dos espaços, do currículo, do conteúdo e da sala, propicia experiências adequadas para que o desenvolvimento do conhecimento do aluno ocorra, numa relação dialética entre o que já tem sido acumulado e sedimentado e as novas situações de aprendizagem propostas na escola.
Já Piaget, mostra que o desenvolvimento da inteligência acontece em sequências também conhecido como estágios, em que para cada estágio há uma forma de construir o conhecimento, onde o trabalho do professor está em compreender os estágios que seus alunos estão e criar propostas para contemplar a construção deste conhecimento.
Fundamentada nas conclusões de Vygotsky e de Piaget, percebemos que o papel do professor deve exceder a visão tradicional e os modelos em que ele possui o conhecimento e apenas se encarrega de transmiti-lo aos seus alunos. Esse pensamento acaba por ignorar os princípios do desenvolvimento da aprendizagem das crianças que foram expostos neste trabalho, e que mostram que a criança aprende ao se deparar com o ambiente ou situação de aprendizagem, e que mobiliza processos internos de equilíbrio para efetivamente lidar com esse conhecimento, construindo sua própria experiência sobre ele.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
O PPP é um mecanismo coletivo que deve compreender o planejamento do ano letivo de uma instituição de ensino. Com este documento, as escolas retratam a metodologia das aulas, as metas e as ações a serem realizadas a cada bimestre ou semestre. Esse processo é amplo e, muitas vezes, tem a participação da comunidade escolar em sua elaboração.
De forma geral, o PPP estrutura-se através de recursos que aperfeiçoam a organização dos inúmeros aspectos do funcionamento das escolas. Ao final de um período letivo, por exemplo, o documento norteia o planejamento pedagógico para os anos subsequentes, considerando também os anos anteriores. Sendo assim, esse é um momento fundamental de reflexão e avaliação das ações realizadas na instituição de ensino.
Além de organizar as aulas e o calendário, o PPP pode ser utilizado como uma maneira de acompanhar o processo burocrático, financeiro e logístico, entendendo o que deve ser melhorado e aperfeiçoado pela gestão de ensino. Logo, é possível registrar as metas, a sistemática de funcionamento da instituição, sua visão, seus objetivos, as metodologias, entre outros pontos pertinentes para a comunidade escolar.
Como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?
As competências gerais da BNCC, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores.
...