Relatório Educação Infantil
Por: Aimê Silva De Jesus • 17/10/2019 • Trabalho acadêmico • 5.323 Palavras (22 Páginas) • 283 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
AIMÊ SILVA DE JESUS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL
[pic 4]
[pic 5]
AIMÊ SILVA DE JESUS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza
Tutor Eletrônico: Helen Cristina Palhano Dias Muniz
Tutor de Sala: Robson Santos Marcial
Itamaraju
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 5
ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 13
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 15
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 17
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 29
CONSIDERAÇÕES FINAIS 35
REFERÊNCIAS .....................................................................................................................36
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado do 5º semestre foi realizado na turma de educação infantil no Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, com carga horária de 150 horas distribuída 68 horas de observação e participação no ambiente físico escolar e 82 horas dedicadas ao estudo teórico, organização e planejamento com acompanhamento do professor regente e do tutor presencial do polo.
O presente relatório de estágio tem por objetivo conhecer e caracterizar os espaços de atuação do profissional que atende alunos da educação infantil; observar, registrar e analisar situações diárias da escola da Educação Infantil; Compreender a forma como o professor favorece a articulação entre o ensino aprendizagem (cuidar e educar), no exercício da docência; compreender a relação interpessoal que se estabelece entre os funcionários da escola; articular teoria e prática a partir da analise e reflexão da realidade vivenciada.
De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n°11.788 de 25 setembro de 2008, no Art.1°(BRASIL, 1996 p.299) diz que: Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituição de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Ao realizar o estágio, a estagiária participou da realidade do mundo educativo aprofundado no conhecimento e nas habilidades das áreas pedagógicas vendo no cotidiano a complexidade da sua formação trazendo benefícios para a aprendizagem e melhoria para o ensino, identificando estratégias para solucionar problemas no ambiente escolar e ainda contribuiu com a formação do educando, ao introduzir o projeto referente a linguagem oral e escrita pois é um conhecimento significativo para a vida toda.
Com a finalidade de obter mais conhecimento sobre o Curso de pedagogia da universidade Norte do Paraná- UNOPAR durante o estagio foram realizado algumas atividades como: observações do espaço físico e caracterização; analise do Projeto Político Pedagógico da Escola; entrevista com o professor regente; planos de aula para regência .
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz fica situado na Rua A, 60, Urbis II, em Itamaraju – Bahia. Foi inaugurada em agosto de 2001, após iniciativas dos proprietários e moradores do bairro, junto às Secretárias de Desenvolvimento Social e Educação para que a escolar particular que existia naquele ano passasse a ser uma instituição pública, como nome Criança Feliz.
Atualmente a Creche Criança Feliz atende cerca de 205 alunos com faixa etária de 02 a 05 anos, na maioria crianças com poder aquisitivo menos favorecida, nos turnos matutino e vespertino, das 07:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h. É composta de 06 salas de aulas, 01 pátio, 03 depósitos, secretaria, sala de coordenação, cozinha e um banheiro feminino e outro masculino. No que diz respeito às estruturas físicas, o espaço não está adequado para as crianças, sendo as salas pequenas, o banheiro não é apropriado para a idade, o pátio é de cimento grosso, onde ocorre incidentes onde as crianças ao cair se machucam.
O trabalho realizado nessa Instituição procura influenciar no processo cognitivo, oferecendo às crianças condições para a aprendizagem, de forma integrada, promovendo o desenvolvimento das capacidades infantis e de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais e éticas. A participação dos pais é frequente, participando das reuniões sempre que solicitada, bem como nas comemorações realizadas pela escola. As crianças convivem em diversos lares, alguns com pai e mãe, outros com pais separados, 000alguns com os avôs. A história de vida bem como esse fator social vem interferindo no comportamento social de uma parcela dos alunos no ambiente escolar. No entanto toda a equipe de professores assim como a equipe gestora da Instituição faz o possível para acolher todas essas crianças da melhor forma possível, e através da educação mostrar outros ângulos da vida. Onde o respeito, o amor e carinho são sentimentos que devem nortear todo o ser humano independente de idade.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
Diário de observação nº 1 | ESCOLA: CMEI Criança Feliz |
Data: 18/03/2019 | |
Local: Urbis II, rua A, número 60 | |
Hora de início/término da aula: 7:00h às 11h:20m | |
Professor(a) regente:Cassiane Santos Souza | |
Turma: Crianças bem Pequenas 02 anos | |
Estagiário(a): Aimê Silva de Jesus | |
Assim que todos os alunos chegaram, professora guardou os brinquedos juntamente com as crianças cantando uma música para incentivar as mesmas com a organização da sala. Depois, fizeram a rodinha de conversa começando com a oração seguida por uma música de bom dia com muito entusiasmo e animação. A professora deu um abraço apertado em cada criança conforme a ordem que estavam na rodinha sendo um momento de afetividade para que estes se sintam acolhidos. As crianças gostaram bastante deste momento mostrando – se ansiosos para que a sua vez de receber o abraço chegasse. A professora pegou uma caixa enfeitada que na frente estava escrito “ caixa musical ” onde foi tirando desenhos infantis e cantando suas respectivas músicas, despertando a curiosidade das crianças quando a professora perguntava para as mesmas sobre as características, começando pela música do Pintinho Amarelinho, seguida pela música do “ Jacaré ” e terminando com Borboletinha. A professora iniciou a chamada colocando as fichas dos nomes das crianças espalhadas pelo chão, pedindo para que cada pegasse a sua ficha para que trabalhasse a letra inicial de cada um. Terminado a chamada, a professora pegou um livro com um fantoche de pato na capa e manipulou para conversar e brincar com todos da sala e iniciou a história. Conforme ia passando as páginas e iam aparecendo outros animais no livro, a professora identificou-os juntamente com as crianças e falavam suas características. Após esse momento, foi hora da higiene das mãos para comer o lance e retornando para sala, foi servido mingau de tapioca e 9h50m foram para o recreio junto com as outras turmas. 30 minutos depois todos voltaram para sala. Em seguida a professora colocou um espelho na frente de cada criança perguntando – lhes “ você é menino ou menina? ”, após todas as crianças terem participado, receberam uma atividade de identidade para pintar um menino ou uma menina de acordo com o seu gênero que foi desenvolvida com o auxílio da professora ajudando também a fazerem seu próprio nome. Terminada a atividade, as crianças esperavam os seus pais no tapete da sala. 11h20m as crianças foram embora. |
...