O RELATÓRIO DESCRITIVO
Por: flavinh • 23/11/2019 • Relatório de pesquisa • 886 Palavras (4 Páginas) • 169 Visualizações
RELATÓRIO DESCRITIVO
Nome do aluno(a): Angelinne Damas Barbiere
Professora Regente: Luciene Cardoso
Professora Auxiliar: Denisi Vieira D. de Souza
Série: Pré II – 03 vesp.
Aspecto sócio-emocional
Angelinne é uma criança que conversa pouco, seu vocabulário linguístico é limitado, gosta de se isolar, estar e brincar sozinha mesmo na presença de seus colegas. Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes de socialização por vontade própria, mas demonstra sentimentos afetivos, conseguindo demonstrar através de estímulos e pedidos.
Para facilitar a socialização costumo atendê-la em dupla ou em grupo sempre solicitando a presença de um colega ou mais para que facilite a atração dela pelo que será proposto, pois na sala de aula regular ela evita contatos com os colegas, a sala, por exemplo, foi reorganizada de modo que as mesas sejam compartilhadas lado a lado com mais colegas, assim Angelinne consegue acompanhar, interagir com as atividades que o colega próximo produz. Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo Angelinne só realiza as atividades e participa destas mediante minha intervenção.
Angelinne não manifesta bons hábitos de higiene, sem autonomia necessita de auxilio já que não interage verbalmente, somente após muito estimulo consigo fazer com que ela dialogue, porém se manifesta com palavras curtas e repetitivas, seu nível linguístico não teve muito progresso embora solicitado à mãe auxilio para estimular em casa com palavras simbólicas. Um outro ponto pertinente é que ela não suporta barulhos e não revida quando alguém discute com ele, sua auto defesa é o choro seguido da palavra “MEDO”. Observa-se também que a mesma não interage nas brincadeiras durante o intervalo, somente quando solicito que suas coleguinhas brinquem com ela, Angelinne consegue acompanhar o ritmo das brincadeiras, correr, pular
Aspectos psicomotores
As funções motoras finas, motora grossa estão em desenvolvimento, pois quando iniciei meu trabalho com a criança foi possível perceber que se tratava gravemente de estímulos motores. Angelinne não apresenta dificuldades em locomover-se, consegue equilibrar-se, tem postura adequada. Na maioria das vezes faz uso da mão direita e segura o lápis corretamente, porém intercala o sentido das mãos para executar as atividades. Na atividade de recorte e colagem, necessita de auxilio para executar o contorno solicitado, pra isto as atividades são adaptadas. Tem uma boa coordenação motora fina ao traçar as letras, mas reage rápido ao elaborar as atividades demonstrando desinteresse rápido e executando de qualquer jeito as atividades. Na coordenação olho mão realiza com agilidade, encaixa peças de quebra cabeça simples, consegue arremessar e jogar a bola etc. Esquema corporal (Educação Física) observo que possui condições de equilíbrio motor e capacidade de aplicar comandos solicitados como: Arremessar, pular, correr, sentar, pegar..., se reconhece em frente ao espelho e é capaz de identificar as partes de seu corpo .
Aspecto cognitivo (aprendizagem)
A aluna encontra-se no nível pré-silábico, identifica todas as letras do alfabeto e faz a associação da letra à figura. Possui limite moderado na pintura e recorta com autonomia porem através de auxilio e nem sempre atinge o que foi solicitado, pois não possui paciência para executar com calma o que proposto. Faz movimento de pinça e pareamento das cores primarias, seguindo comando do professor e as reconhece. Identifica as formas geométricas, identifica os números em sua sequência e desordenados de 1 a 10. Relaciona quantidades ao numeral. Consegue realizar atividade de encaixe com perfeição. Na expressão oral, a criança só expõe suas ideias mediante a solicitação da professora, conseguir organizar com perfeição.
...