O RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Por: 764291 • 20/10/2022 • Trabalho acadêmico • 3.813 Palavras (16 Páginas) • 128 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 7º FLEX e 8º SEMESTRE
KÁTIA DE CÁSSIA DE OLIVEIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO
RELATÓRIO FINAL
[pic 4]
Governador Valadres
2017
KÁTIA DE CÁSSIA DE OLIVEIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – GESTÃO – 7º ou 8º semestre.
Tutor eletrônico: Sandra Regina Cunha
Tutor de sala: Jakeline Ribeiro Araujo
Governador Valadares
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.............................05
3 Caracterização do Campo de Estágio..............................................06
4 DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO .......................................................................07
5 PROJETO DE INTERVENÇÃO ....................................................................11
RELATO DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO REALIZADA NA ESCOLA..............................................................................20
MOSTRA DE ESTÁGIO 21
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 22
REFERÊNCIAS 23
1 INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado do curso de Pedagogia tem como objetivo de discorrer as ações desenvolvidas pela coordenação pedagógica e gestão escolar, na Escola Estadual Vicente José Saores, com o supervisor dos anos iniciais do 1º ao 5º ano,constatando teorias estudas e contradições entre teoria e prática. Além de poder participar junto a equipe docente, da construção de planejamentos e proposta de acompanhamento desenvolvidas na instituição.
O presente relatório de estágio vem registrar todas as atividades desenvolvidas na Escola Estadual Vicente José Soares, O plano de intervenção que foi realizado nessa instituição com o tema “ Leitura, janela para o mundo” tem como objetivo Incentivar a comunidade a ler textos literários, além de ampliar o repertório de histórias e autores, desenvolver o hábito de ler por prazer e aprimorar comportamentos leitores.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O estágio supervisionado foi realizado na Escola Estadual Vicente José Soares,no turno vespertino com a carga horária de 52 horas voltado às atividades de carta de apresentação, análise do PPP, elaboração do plano de ação, observação e desenvolvimento das atividades ligadas Gestão, destacando a Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Direção da escola, fornecidas pela diretora Maria Cristiane Ferreira desenvolvidas no período de 04 de setembro de 2017 a 22 de setembro de 2017.
O estágio supervisionado é um eixo articulador entre a teoria e prática, em contato com a realidade profissional poderá ampliar suas competências e habilidades necessárias ao aproveitamento dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados ao longo do curso.
- CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Escola Estadual Vicente José Soares, está localizada à Rua Principal, nº 243, bairro Santo Antônio do Pontal, na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Recebeu este nome em homenagem ao doador do terreno onde a instituição foi construída.
A escola é uma instituição pública de referência em qualidade de educação que busca atender a comunidade num resgate à cidadania. Iniciou suas atividades no ano de 1962, atendendo desde o 1° ano até o 9°ano, depois de alguns anos que foi incorporado ensino médio. No momento a escola está em construção fazendo com que algumas turmas se desloquem para as salas da casa paroquial da igreja. Mesmo com tanta dificuldade a mesma desempenha um belo papel perante a sociedade que necessita tanto dela.
Atualmente a escola funciona em três turnos, sendo 11 turmas de 6° ao 3° ano do ensino médio pela manhã, 10 turmas de 1° ao 5° ano a tarde e 8 turmas do 1° ao 3° ano do ensino médio no noturno. Constituída por um total de 76 funcionários, sendo destes 53 professores e 648 alunos, 11 salas de aula, 01 Sala para Direção, Supervisão e orientação juntas, Secretaria, dois banheiros sendo um feminino e um masculino, ainda não possui um Laboratório de Informática e uma Biblioteca. A população atendida é de classe baixa da zona rural, tendo em sua maioria pais que trabalham como empregadas domésticas, comerciantes, professores, e trabalhadores rurais.
A função social da escola é com uma educação onde ocorra à promoção educativa dos alunos, buscar traduzir valores que assumidos coletivamente pela comunidade escolar e a família, viabilizando o cumprimento de suas finalidades e objetivos buscando a correlação entre o conteúdo acadêmico que se pretende ensinar e o compromisso social da instituição na formação de cidadãos críticos, reflexivos diante da realidade social onde se encontra inserido. A escola está sobre a administração da Diretora Maria Cristiane Ferreira e da Vice-Diretora Juliane Pires, que vem desempenhado suas funções satisfatoriamente, principalmente quando se trata da melhoria pela educação.
...