O RELATÓRIO IRES INFANTIL
Por: Edilaine gonçalves scherrer • 8/10/2022 • Trabalho acadêmico • 2.776 Palavras (12 Páginas) • 96 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7][pic 8]
MARATAÍZES
2022
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO....................................................................................................4
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS..............................................................................5
- ENSINO APRENDIZAGEM COMO FONTE DE CONHECIMENTO.............6
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).....................................................7
- PLANEJAMENTO ANUAL..................................................................................9
- ABORDAGEM DOS TEMAS TRANVERSAIS CONTEMPORÂNEOS
DA BNCC.............................................................................................................11
- CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS...........................................................................................................12
- PLANOS DE AULA...........................................................................................13
- CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................15
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................16
[pic 9]
- INTRODUÇÃO
O presente estágio supervisionado é assegurar ao estudante de pedagogia, uma complementação para a formação acadêmica. No estágio, o acadêmico irá elucidar a teoria e a prática, sendo assim, essas experiências vivenciadas no meio escolar ajudaram no seu futuro.
Neste trabalho abordaremos as seguintes temáticas: Leituras obrigatórias, ensino aprendizagem como fonte de conhecimento, projeto político pedagógico ( PPP), planejamento anual, abordagem dos temas transversais contemporâneos da BNCC, conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, planos de aula e tem como objetivo falar sobre: O papel do pedagogo na gestão escolar, a gestão educacional em espaços escolares e não escolares, planejamento do gestor em espaços educativos escolares e não escolares, contribuição da ação do pedagogo na gestão de espaços escolares e não escolares.
Libânio (2010 apud PIMENTA E LIMA, 2012, p. 153), diz que:
O estágio “é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa”. Assim sendo, os alunos entendem que é importante a aprendizagem do campo de estágio. O estágio supervisionado é a porta de entrada para o sucesso na vida acadêmica.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A gestão educacional compõe normas e diretrizes governamentais voltadas a educação. Envolve todos os processos de uma instituição escolar. É preciso ter objetivo, meta e liderança, é abrir caminhos, é um trabalho coletivo.
Tendo em pauta a seguinte pergunta:
- Qual o papel do pedagogo na gestão educacional?
Planejar, coordenar, acompanhar, avaliar as atividades pedagógico-didáticas e curriculares da escola e da sala de aula, tendo em vista atingir níveis satisfatórios.
Agora iremos falar de educação formal e não formal, a educação formal acontece no sistema de ensino tradicional. A educação não formal acontece fora do sistema de ensino.
Há algum tempo várias pessoas queriam continuar seus estudos, mas eram impedidos por causa de várias circunstâncias. A sala de aula por muito tempo foi o lugar de referência de aprendizagem formal.
Mas com as mudanças ocorridas na educação o processo ensino-aprendizagem não é mais limitado em sala de aula.
A educação em espaços não escolares cresceu bastante hoje temos a modalidade EAD.
A formação dos professores sempre será importante para qualquer mudança educacional e melhoria de ensino.
José Manuel Moran diz que:
{...} Hoje, com a internet e a fantástica evolução tecnológica, podemos aprender de muitas formas, em lugares diferentes, de formas diferentes. A sociedade como um todo é um espaço privilegiado de aprendizagem. Mas ainda é a escola a organizadora e a certificadora principal do processo de ensino-aprendizagem (MORAN,2010).
Antes o professor era visto como distante e autoritário, hoje ele é um mediador de ensino-aprendizagem presenciais e não presenciais
2.1 ENSINO APRENDIZAGEM COMO FONTE DE CONHECIMENTO
Para garantir uma aprendizagem satisfatória, é indispensável uma organização pedagógica, que possibilite as melhores condições para que o aluno desenvolva suas habilidades.
É importante fazer a separação do espaço formal e não formal dos espaços escolares e não escolares.
Faremos a segunda pergunta.
A gestão educacional em espaços escolares e não escolares?
Como havíamos relatado anteriormente a função do pedagogo no espaço escolar e não escolar tem as mesmas funções o que muda é o ambiente de ensino-aprendizagem. No ambiente não escolar ele é responsável por acompanhar esta paciente na ausência da escola, ou seja, em qualquer ambiente que esteja dentro das normas. Espaços escolares o pedagogo tem a mesma função de planejar, coordenar, acompanhar, avaliar as atividades pedagógico-didáticas.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
Em resposta a primeira pergunta, o que é PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar? Posso afirmar que o projeto político-pedagógico, também chamado de PPP, é um documento onde fica definido as diretrizes, metas e métodos que a instituição de ensino deverá utilizar para conseguir atingir os objetivos propostos.
...