O Relatório Uninter
Por: heberbb • 2/5/2022 • Projeto de pesquisa • 2.889 Palavras (12 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
BENEDITA BRAZÃO BANDEIRA, RU: 2799458
RELATÓRIO DE ESTÁGIO - ENSINO MÉDIO, EJA E PROJETOS – LICENCIATURA EM CIÊNCIA DA RELIGIÃO
PRACUÚBA/AP
2022
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
BENEDITA BRAZÃO BANDEIRA, RU: 2799458
RELATÓRIO DE ESTÁGIO - ENSINO MÉDIO, EJA E PROJETOS – LICENCIATURA EM CIÊNCIA DA RELIGIÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio - Ensino Médio, Eja e Projetos, no Curso de Licenciatura em Ciências da Religião a Distância do Centro Universitário Internacional de Macapá/AP - UNINTER
PRACUÚBA/AP
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA 6
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA 6
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 8
2.4 PLANO DE AULA 10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
4 REFERÊNCIAS 13
1 – INTRODUÇÃO
Observar, presenciar e refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem é de extrema importância quando falamos de formação de professores. Essa experiência é oferecida através da realização da atividade de Estágio Supervisionado, o mesmo proporciona uma visão maior sobre como ocorre a aliança entre teoria e prática, e faz com que o estudante de licenciatura reflita a respeito da atividade docente. O presente relatório de estágio foi realizado na Escola Estadual Ernesto Pereira Colares no período de 10/05/2021 a 21/05/2021 pela aluna de Licenciatura em Ciências da Religião Benedita Brazão Bandeira.
É através do Estágio Supervisionado que o aluno em formação se aproxima do contexto em que trabalhará futuramente, observando de perto como a prática docente acontece diante de uma classe com alunos. Através de sua observação, adotando uma postura crítica e reflexiva dentro de sala de aula, o futuro docente adquire materiais intelectuais capazes de fazê-lo refletir sobre métodos, estratégias e postura que um professor deverá adotar em sala de aula, ajudando-o assim, a formar sua própria identidade dentro desta profissão tão importante na vida de todos.
Tendo como objetivo agregar conhecimento sobre teoria e prática docente, o estágio supervisionado servirá como alicerce para o entendimento desses dois conceitos tão abrangentes durante a prática de ensino, bem como a formação de um professor articulador, que atue de maneira condizente a sua realidade escolar, para isso, faz-se necessário aprofundar a vivência dessa prática profissional.
Para realização do Estágio Supervisionado - Ensino Médio, Eja e Projetos, foi adotado como método a prática da observação e participação, a fim de analisar, conhecer, avisar e refletir o papel da escola, suas políticas organizacionais e sua importância para a comunidade bem como a função do professor como agente de transformação social, suas estratégias adotadas e suas metodologias para organização, planejamento e ação dentro de sala de aula.
Participar da prática de ensino por meio do Estágio Supervisionado - Ensino Médio, Eja e Projetos, acrescentará na bagagem do estudante e também futuro professor um conhecimento amplo sobre atuação e contexto escolar proporcionando um embasamento mais sólido para exercer sua profissão em um meio com crescentes desafios e uma grande diversidade.
Sendo assim, concluí que o estágio supervisionado é sem dúvida a melhor forma de preparar e capacitar os futuros professores, para encarar tão honrosa profissão.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
O estágio Supervisionado - Ensino Médio, Eja e Projetos foi realizado na Escola Estadual Ernesto Pereira Colares, situada a avenida São Pedro, número 1158, bairro Centro, CEP 68918-000, localizada no município de Pracuúba, no estado do Amapá. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (96) 98402-6053 e do e-mail ernestopereiracolares@gmail.com
A escola oferta atendimento no Ensino Médio, no período matutino, vespertino e noturno. A instituição atende cerca de 200 alunos.
O estágio foi realizado no período dia 10 de maio de 2021 até o dia 21 de maio de 2021, no período matutino, sendo observada a turma do 2º ano do Ensino Médio.
2.2 - CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
A Escola Estadual Ernesto Pereira Colares tem como objetivo oferecer a seus alunos serviços educacionais com base nos princípios emanados da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A partir deste embasamento a escola assegura a seus alunos igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, vedando qualquer forma de discriminação, religião e segregação.
A escola garante uma educação pautada em quatro pilares, estabelecidos pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea, sendo o primeiro Aprender a Conhecer, propondo ao aluno atividades que desenvolvam sua criticidade, consciência sobre si e o mundo. Com esse pilar é possível fortalecer, valorizar e assegurar a identidade do aluno diante da grande diversidade existente no contexto escolar.
Prioriza-se o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento, considerado como meio e como fim. Meio, enquanto forma de compreender a complexidade do mundo, condição necessária para viver dignamente, para desenvolver possibilidades pessoais e profissionais, para se comunicar. Fim, porque seu fundamento é o prazer de compreender, de conhecer, de descobrir. O aumento dos saberes que permitem compreender o mundo favorece o desenvolvimento da curiosidade intelectual, estimula o senso crítico e permite compreender o real, mediante a aquisição da autonomia na capacidade de discernir. (PCNEM, 2000, p 15)
...