O Relatório de Estagio
Por: gracacastro • 6/8/2015 • Trabalho acadêmico • 508 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1]
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SERTÃO DA BAHIA – UESSBA
COLEGIADO DE PEDAGOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
COMPONENTE: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO II
PROFESSORA: ROBERTA
DISCENTE: MARIA DAS GRAÇAS DE CASTRO ALENCAR
Semestre: 2015.1 Período: 7º Ano: 2015
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
Diante da observação nota-se que a comunidade na qual a escola está inserida, encontram-se os bairros nos quais vivem os alunos. Esta realidade permite que a escola tenha uma interação consistente com as famílias. A comunidade tem mostrado satisfação e orgulho de ter uma escola do porte da Ineny Nunes Dourado nestes bairros. Os elogios são constantes, as expectativas são grandes. Percebe-se que esta espera muito da escola, como também acreditam na equipe que a compõe.
A maioria das famílias é formada por pessoas que não possuem um nível de escolaridade satisfatório, visto que muito concluíram apenas o primeiro grau e alguns deles, nem mesmo o primário. Consequentemente estas famílias se viram com “bicos”, subempregos temporários que limitam a renda familiar, com valores abaixo do salário mínimo. Outra característica relevante observada é o grande número de crianças que são filhos de pais separados, morando muitas vezes, com avós, intensificando a ausência de limites e indisciplina.
Por outro lado, percebe-se um número expressivo de bares nos bairros, que atuam em conjunto com outros fatores, para disseminação da inversão de valores, como a violência, uso de drogas, prostituição na adolescência, enfim, problemas sociais, oriundos de uma sociedade desigual. Lembrando que os bares citados, são fontes de renda e sobrevivência de alguns moradores.
Quanto ao perfil dos estudantes, são crianças bastante ativas, demonstram envolvimento e entusiasmo no desenvolvimento das práticas pedagógicas, trazem consigo uma diversidade de costumes, crenças, valores, Todos esses fatores são importantes para o processo ensino-aprendizagem e nos fazem mais conscientes a respeito da realidade coexistentes nesse contexto social. Alguns problemas socioeconômicos contemplados na caracterização da comunidade de entorno, explicam comportamentos de crianças indisciplinada, com ausência de limites e afetividade oriundos de famílias com parâmetros considerados diferentes em consequência das mudanças do mundo contemporâneo que repercutem na estrutura familiar e provocam a limitação dos pais como agentes formadores dos filhos.
Na sociedade em que estamos inseridos, percebe-se que os avanços tecnológicos viabilizaram bastante o acesso as informações possibilitando muitos avanços que antes só acontecia com o tempo, e com muito estudo. No entanto, esses avanços causaram grandes mudanças na sociedade e principalmente no âmbito familiar, mudanças essas que afetaram a questão ética, psicológica e emocional. .
Diante desta evolução observa-se a importância da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) que devem receber o atendimento educacional especializado (AEE), nas salas de recursos multifuncionais (SRM), e iniciar tal atendimento na pré- escola. Somente assim essas crianças terão oportunidade de se desenvolver e compreender melhor o espaço em que estão inseridos. Por outro lado faz-se necessário e fundamental que os educadores tenham um perfil inclusivo tanto para os alunos com necessidades especiais como os que não tem essas necessidades e so assim teremos uma escola voltada para igualdade de direitos.
...