O Relatório de Gestão
Por: Fernando Prudencio • 12/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 84 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente relatório busca evidenciar as praticas desenvolvidas no estágio supervisionado no Ensino Fundamental Gestão, que tem como intuito o aprofundamento dos conteúdos teóricos adquiridos.
Realizado no segundo semestre de 2022 na Escola de ensino bilingue The Joy School, situada no bairro Jardim Ermida II em Jundiaí - SP, o presente estágio possibilitou me entender na prática como um diretor e coordenador de uma escolar devem atuar, quais as dificuldades encontradas e o que se espera que tenhamos claro sobre como um futuro docente deve trabalhar.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Iniciei o meu estagio no primeiro dia buscando me inteirar de conhecer os colaboradores desta unidade de ensino e suas instalações. Apresentei as minhas expectativas e anseios quanto estudante para o período que permaneceria, o que estava buscando encontrar e o que gostaria de aprender e entender sobre a rotina.
Na primeira semana acompanhei uma reunião pedagógica. Momento importante para a equipe com o intuito de discutir e refletir as praticas pedagógicas que estão sendo desenvolvidas, este momento carregado de significância, pois passa a ser um único e outro tempo disponível para que os educadores se encontrem e se orientem, porque em quase todos os outros momentos que estão na escola, permanecem em sala de aula.
Ainda durante a minha primeira semana, entrevistei duas professoras, questionando sobre como elas entendem e veem o papel do gestor escolar. Este é um ponto que considero importante pois as informações coletadas podem divergir, trazendo perspectivas diferentes sobre o mesmo assunto. As respostas obtidas foram: que uma gestora deve saber orientar, auxiliar e deixar claro o que deseja, reconhecer quando o trabalho está sendo bem desenvolvido através de avaliações sinceras e bem executadas, com o objetivo de crescimento e melhora dos resultados.
Realizei a leitura do projeto politico pedagógico (PPP) da escola, documento obrigatório segundo o artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB):
“ Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
I - elaborar e executar sua proposta pedagógica ;”
Este documento tem como intuito deixar claro quais os objetivos e metas da escola e seus meios de concretizá-los.
Segundo Noêmia Lopes autora do artigo “O que é projeto político pedagógico” para o site da Nova Escola (2010) as palavras que compõe o nome dizem muito sobre ele:
“ É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. ”
Estar ciente do PPP da escola me possibilitou entender como eles estão organizados e porque o trabalho esta sendo executado da maneira que acompanhei.
Na minha segunda semana de estagio me envolvi mais ativamente nas atividades de rotina da coordenação, buscando entender na pratica como estes afazeres são desenvolvidos.
“ A função de coordenador pedagógico permite notar no cotidiano escolar que a organização do trabalho pedagógico é essencial, devendo, assim, ser bem planejada e estruturada. Desse modo, há de se compreender que o cotidiano da escola deve ser organizado em função da aprendizagem e do sucesso escolar dos discentes, os quais dependerão de diferentes estratégias metodológicas planejadas e executadas.”( Msc. Andrey Felipe Cé Soares – UNIVALI 2011)
Participei de reuniões como ouvinte e passei um dia em sala de aula acompanhando uma dupla de professora e auxiliar e tive a possibilidade de me inteirar efetivamente sobre como se da o desenvolvimento das atividades elaboradas nas reuniões pedagógicas.
Entrevistei a auxiliar e busquei entender como ela via o trabalho desenvolvido pela coordenação. As informações obtidas foram: que a visão sobre a coordenação era que o trabalho exercido ali tinha que ser democrático, porque lugares de fala e debate de ideias eram importantes para valorização da equipe e bom desenvolvimento do trabalho. Que o responsável pela função de liderar, deve ter manejo e saber orientar.
Em minha terceira semana de estagio, mantive como principal o auxilio nas atividades da coordenação e no meio da semana já encaminhando para os últimos dias de minha permanência na unidade, em um clima de mais intimidade e desejo de conselhos menos formais, conversei novamente com as professoras, buscando um feedback sobre o que elas esperavam desta nova geração de professores que estão se formando, o que elas poderiam me passar e quais histórias elas se orgulhavam de ter presenciado desde que atuam como docentes. Realizei o mesmo procedimento com a coordenadora e pedi um feedback sobre as atividades que realizei, sobre pontos negativos e positivos, pensando em melhor me preparar para as minhas atividades futuras, perguntando o que ela considerava importante em um docente, encerrando assim as minhas atividades na unidade, com a promessa de que as portas estarão abertas para a realização de novos estágios se necessário.
...