O Relatório de Observação Docente
Por: mariadocarmov • 15/4/2022 • Trabalho acadêmico • 347 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
[pic 1][pic 2]
8. Relatório de Observação docente – Estágio em Escola Especial
Escola: Escola Municipal Maria Da Penha Santos Almeida.
Nome: Maria do Carmo Vieira Ribeiro da Silva. RA: 179077.
Realizei meu estágio na Sala de Recursos Multifuncional (SRM), na Escola Municipal Maria da Penha Santos Almeida, na cidade de Betim MG, Avenida Belo Horizonte 100, Cruzeiro do Sul, CEP 32672-758. A Escola atende o Ensino Fundamental, médio e EJA, no período matutino, vespertino e noturno.
A escola está apta a receber os alunos com necessidades especiais (AEE), no contra turno, com uma sala bem arejada, boa iluminação, jogos pedagógicos que valoriza os aspectos lúdicos, a criatividade e o desenvolvimento, jogos adaptados para atender ás necessidades educacionais especiais dos alunos, livros didáticos e paradidáticos impressos em letras ampliadas, pranchas de comunicação temáticas, mobiliários adaptados e etc.
O objetivo da sala de recursos é prover condições de acesso, participação e aprendizagem dos alunos com necessidades especiais, transtornos globais, deficiências múltiplas, altas habilidades/superdotação e etc. Compreendi que ao planejar é preciso considerar as necessidades dos alunos, abrindo espaço para a criação de vínculos afetivos, respeito às diferenças, promovendo o diálogo e a construção de conhecimento através da interação, do lúdico e da contextualização. Desta forma, procurei tornar meu planejamento mais rico e promissor, tendo em vista facilitar o entendimento e o aprendizado de meus alunos.
Lidar com o Público Alvo da Educação Especial (AEE) é algo que exige do professor maior empenho, que ao ensinar alunos típicos, pois estes podem apresentar especificidades distintas. É um público que requer cuidados distintos e apresenta demandas diferentes, contudo necessitam de regras e disciplina como os demais alunos.
O estágio em educação especial na sala de recursos foi um grande aprendizado e uma sólida formação por conta da participação real ao contexto educativo “especial”, por haver a reflexão da realidade ali exposta, onde se analisa os processos de inclusão x exclusão e da capacidade de conquistarmos á modificabilidade cognitiva humana. Em forma de conclusão do trabalho de estágio curricular, pode-se afirmar que as contribuições trazidas pelo trabalho foram gradativamente significativas á minha futura formação docente.
[pic 3][pic 4][pic 5]
...