O Relatório Descritivo
Por: Tininha Borges • 27/5/2024 • Relatório de pesquisa • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 50 Visualizações
RELATÓRIO DESCRITIVO DATA: 03/06/2022
Bebê: Lara E. C. N.
Data de Nasc.: 18/04/2021 Agrupamento: BI E Professora: _Ana Cristina
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
O presente relatório é um instrumento de avaliação qualitativa que visa compartilhar o processo de desenvolvimento e aprendizagem do bebê baseando – se nas observações, escuta ativa e sensível, relatos das famílias e registros diários das experiências vividas por ele durante o primeiro semestre de 2022.
Lara foi apresentada por sua mãe no mês de março com 11 meses de idade. A princípio por opção da família em iniciar no atendimento remoto até sentirem confiantes em envia-la para o CEI, o nosso contato era apenas virtual através do WhatsApp. Sua família é muita aberta e interessada, pois se fazem presentes na vida da bebê, acompanhando todas as fases de descobertas e conhecimentos. Sua família desde então, mostraram-se muito atenciosos e participativos na vida da Lara em todos os sentidos, principalmente em sua fase educacional.
Realizávamos atendimento diário, a fim de buscarmos informações sobre tudo que diz respeito ao seu desenvolvimento. Vitória com todo o cuidado compartilhava relatos importantíssimos, que nos levasse a conhece-la e assim lhe oportunizar uma adaptação tranquila e acolhedora.
Não demorou muito para de fato a conheceremos pessoalmente, sua mãe esteve acompanhando todo esse processo. Embora Lara tenha levado menos tempo para se adaptar, pois em dois dias encontrou segurança aos novos ambientes, pessoas e rotina do outro lado notávamos Vitória, pois víamos o quanto estava sendo angustiante e difícil essa separação, uma vez que, Lara é sua companheira desde o nascimento. Mediante a esse olhar e escuta sensível, buscamos através do acolhimento e afetividade possibilitar que sua tutora pudesse ser consolada e assim, sentir-se segura, O método utilizado para tal foi, demonstrações de carinho e palavras de afetividade. Aos poucos, fomos conquistando espaço em seu coração e desde então, Vitória com muita gratidão relata o quanto ela sente confiança no trabalho ao qual o CEI proporciona para sua bebê.
Além das informações fornecidas pela mãe quanto as habilidades aos quais Lara havia desenvolvido em seu lar, foram também realizadas as observações na creche por nós professoras.
Antes de iniciar está construção foi preciso refletir nas ações e práticas aos quais, juntamente com as minhas parceiras de sala viemos realizando ao longo deste período, e o que mais ficou evidente foi a nossa compreensão sobre a importância de se promover experiencias que pudessem estimular o protagonismo dos pequenos, ou seja, a autonomia, pois por meio desta aquisição, o bebê desenvolveria a autoconfiança, consequentemente influenciaria positivamente sua autoestima, podendo então desenvolver e aprimorar o seu desenvolvimento em diferentes aspectos.
Partindo deste pressuposto, mediante as observações e escuta sensível realizados até o momento, serão destacados pontos relevantes adquiridos pela bebê em sua fase educacional aqui no CEI
Ressalto as seguintes conquistas, descobertas e progressos da Lara.
- Área cognitiva: Lara é muito observadora e por vezes, quando realiza alguma ação, mostrasse concentrada em suas investigativas e criações. A bebê se sente atraída por objetos sonoros e coloridos, deixando evidentes que as suas percepções estão aguçadas. Em experiências dirigidas, costuma tomar iniciativa para dar início às descobertas. Tem fácil compreensão quando o seu nome é mencionado ou quando gesticulamos ao chama- la, pois se aproxima para atender.
Quando colocada em frente ao espelho, percebe o seu reflexo e de outro bebê ou pessoa que está próximo a ela. Em alguns momentos notamos que para Lara o “não” como a ter um significado, principalmente quando esse vem como um alerta. Outra observação é, que ela desenvolve movimentos associados a músicas, sendo uma dessas, parabéns para você.
- Área linguística: Lara é muito expressiva e dependendo do humor que ela está, a bebê exterioriza claramente, principalmente se estiver com sono. Atende aos comandos simples e apresenta expressões básicas, como os sinais de "tchau" e "beijo". Usa determinados mecanismos físicos para garantir uma reação específica do adulto. Por exemplo, ergue os braços para pedir colo e entre outros. Os gestos e balbucios tem sido fundamentais para se expandir a sua linguagem e aos poucos esses vão sendo apurados, mediante os estímulos recebidos tanto em seu lar, como também no CEI.
- Área física: Sua musculatura tem se desenvolvido de acordo com os movimentos que ela tentar fazer. Para se locomover de um espaço à outro, utiliza o método de engatinhar e com o auxílio de apoios ou de um adulto, se desafia em dar passos para alcançar os seus objetivos. Entretanto, quando está em pé sobre alguma base encontra-se um grande desafio para sentar-se sozinha, desse modo exprime-se através do choro. Seus movimentos são exatos e cautelosos, especialmente quando se interessa por algo e deseja alcançá-lo, primeiramente ela analisa mesmo estando longe, depois ela se aproxima para explorar os objetos. No intuito de promovermos autonomia e estimular a autoconfiança, foi proporcionado aos bebês diferentes experiências psicomotoras, uma dessas Lara foi desafiada em aprimorar e desenvolver a força e equilíbrio das pernas e adquirir domínio corporal ao andar segurando em um cabo de vassoura, seus passos foram se aprimorando no decorrer da brincadeira e ficando mais ágeis, a ideia foi tão aceita por ela e satisfatória que, ao chegar em casa Lara não perdeu tempo, e foi logo mostra para os seus pais sua conquista. Mesmo de forma desgovernada, a bebê deu continuidade em suas tentativas para andar com independência. Seus pais ficaram tão felizes e orgulhosos com essa novidade que deram continuidade, apoiando e dando ainda mais incentivos.
Além disso, também possui desenvoltura com os dedos e as mãos para realizar o movimento de pinça com o polegar e indicador ou para segurar sua mamadeira na hora das mamadas.
- Área socioafetiva: Lara é uma bebê que se apega fácil, principalmente a pessoas que lhe transmitem muita segurança e afeto. Quando percebe a ausência dessas, expressa facilmente a sua insegurança. Apesar de ser muito cuidadosa e observadora, possui competências para se relacionar e construir laços afetivos. Além disso, costuma apreciar o brincar entre parceiros. A musicalização tem sido ponto chave para conquistá-la, pois por meio desta, atraímos sua atenção e lhe proporcionamos tranquilidade no seu dia a dia. Assim como os demais bebês, a oferta das refeições também nos abrem esse espaço para essa aproximação e propicia credibilidade para um convívio harmonioso e agradável.
Enfim, nesta sequência de estímulos e aprendizagem Lara tem adquirido muitos benefícios, mostrando estar sempre engajada para cada descoberta. Com o alinhamento familiar para com o CEI, manter o contato com os seus responsáveis tem favorecido para tornar este registro rico e intensificado. Atualmente a bebê está com 1 ano e 1 mês esbaldando de muita saúde e desenvoltura.
...