O Relatório de Educação infantil
Por: Nilcéia Fonseca • 22/6/2023 • Trabalho acadêmico • 641 Palavras (3 Páginas) • 107 Visualizações
Seminários Temáticos em Educação |
Nome do aluno(a): Elisângela Ferreira da Silva |
RGM: 20988401 |
Curso: Pedagogia-Licenciatura Semestre: 6º |
Tipo de Linguagem: Linguagem de cena |
Trabalho analisado (link ou nome da obra): Pina ExcerptfromKontakthofLink: https://www.youtube.com/watch?v=4e3U0flBwJ0 |
Tutor (a): Phelipe Anderson Coutinho de Andrade |
Uma Escolha de Análise é o trabalho de Pina que trata do teatro e da dança, possibilitando uma análise diferenciada das apresentações por meio do grupo de apresentadores, do espaço, dos recursos auditivos, dos materiais e das vantagens da apresentação e da exploração do corpo, caracterizada, entre outras coisas, pela capacidade de reconhecer cenários, movimentos dentro dos cenários e interações entre os participantes. A escolha do trabalho decorre de o fato de Pina não prescrever padrões, permitir a liberdade de expressão e romper com os paradigmas de sua época ao tratar as apresentações de forma diferenciada. Ser reconhecida por suas apresentações ao longo das décadas fez com que a mais recente se destacasse, o que certamente permitiu alguns boatos em sua posição.
A obra considera a movimentação corporal, ilimitada mostrando que o corpo possui várias formas de se expressar, gestos, flexibilidade. Ao observar a cena se percebe o barulho, os tons, os posicionamentos que se percebe que passa mensagens a quem está vendo a apresentação. A comunicação entre os atores é diferenciada, se percebe uma singela ligação, mas que são cada um com suas particularidades. A apresentação que mostra uma visão em relação aos homens e outra em relação as mulheres divide o palco em dois grupos que possuem as suas escolhas diferentes, elas em pé e eles na cadeira buscando uma aproximação, se tem toda uma comunicação na apresentação, teatro e dança levam ao uso de muitas linguagens, o som das batidas com os sapatos no chão, arrasto das cadeiras, mesmo eles em silêncio se percebem muitos barulhos, a música agitada, eles também agitados. Há entre eles uma certa comunicação, mesmo que não verbal. Com a contribuição de Schelles (2008, p.1) temos que “ a comunicação não é somente a linguagem verbal, ela é feita em grande parte pela linguagem não-verbal. ”
É importante que você concorde com a outra pessoa dessa maneira, portanto, a comunicação é um processo completo e coerente. Percebe- se que não se tem nenhuma preocupação em relação a forma que agem,elas.com movimentos livres e despreocupados com padrões, eles com sua forma de se achegar até elas, depois se levantam e livremente se movimentam dando liberdade a suas escolhas e gestos. Eles parecem que tiram algo delas, energia, não sei, parecem puxar algo delas enquanto elas parecem se desviar, mas observa- se que ao se retirarem eles conseguem se levantar das cadeiras como se elas passassem para eles o que precisam para se movimentar de pé.
...