O Relatório de Estagio
Por: Caroline Gomes • 11/4/2021 • Relatório de pesquisa • 2.056 Palavras (9 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRDUÇÃO..............................................................................................................6
LEITURAS OBRIGATÓRIAS.....................................................................................7
PROJETO POLITICO PEDAGOGICO (PPP) ...........................................................9
ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC...11
ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGOGICA.......................................................................13
CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS
DIGITAIS..................................................................................................................15
PLANOS DE AULA..................................................................................................16
CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................18
REFERÊNCIAS........................................................................................................19
INTRODUÇÃO
O relatório estudará teoricamente os procedimentos e conhecimentos adquiridos por meio de estágios em instituições escolares nas fases iniciais do ensino fundamental. Compreender a importância e estrutura dos documentos básicos para o funcionamento da organização. Haverá também pesquisas sobre o desempenho dos professores, métodos de ensino e as tecnologias disponíveis para eles.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A interdisciplinaridade vem do termo “interdisciplinar” e, tem como conceito, o denominador comum de duas ou mais disciplinas. Estando relacionado à conexão entre as disciplinas. É preciso constatar que a interdisciplinaridade é um conceito histórico e socialmente gerado, que exibe movimentos contínuos e disruptivos no campo da epistemologia, do mundo do trabalho e da educação que se relacionam com os problemas que tenta esclarecer e ao mesmo tempo constituir. Temas interdisciplinares envolvem uma visão de análise metodológica, segundo o teórico Heckhausen (apud Fazenda, 1993), pela divisão do campo. Propõe conceitualmente cinco definições diferentes e hierárquicas essa definição tem como objetivo implementar o tema dentro da escola.
A interdisciplinaridade apareceu principalmente na França e na Itália em meados dos anos 1960, quando o movimento estudantil exigiu uma nova universidade e um novo status escolar. No final do século XIX, a ciência estava dividida em várias disciplinas, e a busca pela interação entre essas disciplinas ecoou fortemente no sentido de promover o diálogo entre elas. No âmbito da educação, as pessoas atentam para a forma e o modo de atender às exigências de integração e interação entre as ciências, sendo que a implantação desse tipo de prática social teve início no início do século XX. Nesse caminho, outros conceitos, inclusive interdisciplinar, também ganharam vantagens.
Atualmente, diante da fragmentação do conhecimento, a interdisciplinaridade continua avançando por meio da (re) construção de um conhecimento mundial unificado e abrangente. Nas escolas, essa ideia se concretiza na prática e na reflexão, como a integração de conteúdos e a interação entre ensino e pesquisa.
Do ponto de vista das diretrizes das políticas governamentais, o Ministério da Educação busca orientar sobre atitudes e ações interdisciplinares por meio do Plano Curricular Nacional (1999). De acordo com Kavsky (2005, p.128, grifo meu): “a interdisciplinaridade é entendida no PCN do ensino médio como função instrumental, ‘a de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista’ a partir ‘de uma abordagem relacional’...”.
Correspondendo à divisão dos saberes escolares, saberes docentes e saberes educacionais, a interdisciplinaridade é o primeiro desafio reconhecido: esta divisão da educação - revelada pelo pensamento crítico - reproduz o mundo dividido, que é O resultado da relação entre produção e reprodução social.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
O Projeto de Política Educacional (PPP) é um documento que deve ser elaborado por todas as escolas de acordo com as Diretrizes Nacionais de Educação e Lei Básica (LDB). Por esse motivo, é um documento bastante conhecido e discutido na área de educação, mas muitos diretores e administradores de educação ainda têm dúvidas sobre a forma que deve ser especificada. É neste documento que se encontram os objetivos e objetivos da escola, permitindo compreender as necessidades e limitações dos alunos a partir das suas condições reais.
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?
Como o nome sugere, a biblioteca de currículo geral nacional é o ponto de partida para as unidades federais definirem recomendações de currículo e escolas e planos de ensino político (PPPs). As dez competências abrangentes do BNCC são um conjunto de conhecimentos, competências, valores e atitudes que visam promover o desenvolvimento dos alunos nos mais diversos aspectos como inteligência, corpo, sociedade, emoção e cultura. Como o próprio documento explica, o currículo deve consistir em uma base nacional comum e ser complementado por um conjunto diversificado de características sociais, culturais, regionais e locais em cada sistema educacional e em cada escola. A economia e a imagem dos próprios alunos.
...