TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio

Por:   •  6/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  7.538 Palavras (31 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        Relato da análise do regimento escolar        7

3        RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        9

4        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO        12

5        ATA DA REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA        14

6        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR        16

7        PLANO DE AÇÃO        18

8        RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO Á DIREÇÃO ESCOLAR        23

9        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        25

CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS        27

INTRODUÇÃO

Durante o estágio obrigatório do curso, os alunos têm a oportunidade de serem expostos às realidades do dia a dia. O período de estágio visa desenvolver uma formação baseada no contexto real de atuação, possibilitando a construção autônoma do conhecimento científico através da vivência de exemplos práticos para discussões acadêmicas. No estágio, os profissionais em formação têm ainda a oportunidade de investigar, analisar e intervir na realidade educacional.

Vivenciar atitudes adversas que podem ocorrer no dia a dia tem o potencial de compreender como as teorias aprendidas até então atuam no cotidiano das instituições de ensino. A compreensão da importância do trabalho interdisciplinar e o conhecimento do currículo e suas competências são diretamente relevantes para o desenvolvimento de uma gestão escolar eficiente no conhecimento da realidade da necessidades em que os profissionais, os pais e os estudantes, como toda a comunidade escolar necessita.

Assim, o estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituição de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Desse modo, esse relatório de estágio tem por finalidade contextualizar a aprendizagem proporcionada ao longo da experiência adquirida pelo estagiário nesse período. Além disso, busca mostrar a realidade da gestão escolar ao analisar o ambiente diretivo e os espaços não-escolares das instituições de ensino e conhecer as atividades desenvolvidas pelos integrantes da equipe diretiva escolar.

A Gestão Escolar tem o intuito de diferenciar e integralizar o contexto educacional, bem como a função otimizar processos diários, aumentar e melhorar a eficiência do ensino dentro da instituição. Visando proporcionar organização e articulação de premissas que asseguram o processo educacional nas instituições de ensino e desburocratizar atividades cotidianas. Acredita-se que a atividade de estágio nos trouxe a aproximação de relacionar a teoria com a prática estudada, revelou-se também como oportunidade para responder várias dúvidas durante o curso. O estágio supervisionado visa fortalecer a relação teórica e prática.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O papel do pedagogo e suas diversas atuações no contexto educacional abordando a educação formal, não formal e informal, assim como o papel social da prática pedagógica executada pelo professor e amplificada por meio do ambiente educacional. De modo geral, a pedagogia tem por finalidade ensinar a teoria e a prática, estimulando o aprimoramento do saber em contextos sociais e científicos. Historicamente, a pedagogia ganhou evidencia a partir da década de 30, tendo como princípios a educação de crianças na educação básica (pré-escola, ensino fundamental e ensino médio) bem como na gestão educacional de uma instituição de ensino.

Em anos recentes houve-se um aumento quanto à preocupação sobre o papel do pedagogo em espaços não escolares. Libâneo (2010) menciona que é interessante conhecer esses outros espaços fora do contexto escolar, uma vez que a educação está presente na vida de cada indivíduo, cabendo, assim, ao profissional docente desenvolver estratégias pedagógicas na intenção de intermediar o conhecimento em uma relação entre o ensino e a nova realidade do aluno, principalmente na condição de hospitalizado. Com isso, percebe-se que o professor-pedagogo é uma figura presente em diversos contextos.

O artigo proposto analisar o papel do pedagogo e seus possíveis campos de atuação. O texto aborda a educação formal, não formal e informal, bem como suas definições e o papel social da prática pedagógica presente para além da docência e do ambiente escolar, refletindo sobre a atuação desse profissional em museus, hospitais, presídios, empresas, meios de comunicação e outros ambientes em que há projetos com foco educativo.

Logo, pode-se dizer que o papel do pedagogo não se limita ao modelo de ensino tradicional e estático, mas sim a uma abordagem prazerosa e libertadora, baseando-se no pluralismo de ideias tão presente na educação. Assim, é importante conhecer as diversas áreas de atuação de um pedagogo, já que esse profissional também desenvolve suas funções em espaços não-escolares, seja no ambiente empresarial, prisional ou hospitalar. Além disso, mesmo na instituição de ensino, o pedagogo pode atuar de diferentes modos, como na gestão escolar ou coordenação pedagógica.

Segundo Libâneo (2001), há intervenção pedagógica na televisão, no rádio, nos jornais, nas revistas, nos quadrinhos, na produção de material informativo, nos mapas, nos vídeos, na criação de jogos etc. A mídia também se integra a essa perspectiva de prática pedagógica, assim como nas empresas, nas práticas de serviço social, na medicina, nos espaços interativos (família, escola, igreja, comunidade), portanto, em qualquer ambiente em que a apropriação do conhecimento se faça necessária.

Evidencia-se, então, que Pedagogia não é um curso apenas, é um campo que compõe conhecimento científico. O profissional dessa área realiza tarefas educativas na formação e construção da humanidade, portanto, o pedagogo amplia seu campo de conhecimento em duas vertentes: a escolar e a não escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.3 Kb)   pdf (316.1 Kb)   docx (108.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com