O SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
Por: elianepsiko • 20/10/2022 • Trabalho acadêmico • 5.312 Palavras (22 Páginas) • 102 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6
3 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 9
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC............... 11
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS....................................................................................................................13
6 PLANOS DE AULA 17
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS 21
INTRODUÇÃO
Este relatório teve por objetivo, apresentar as informações obtidas através da disciplina Estágio Curricular em Educação Infantil do Curso de Educação Física UNOPAR/MG, realizado remotamente de forma excepcional devido a pandemia da Covid-19.
A partir das demandas do Plano de Estudo, foi possível elaborar este relatório compreendendo a importância do Estágio para a prática profissional, mesmo não sendo possível ir à campo para desenvolver as atividades, o referido material deu total subsídio para que fosse possível aprofundar a aprendizagem.
Esse período do estágio possibilitou a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da minha formação acadêmica. Além disso, com a prática do Estágio Supervisionado, é possível aprender a resolver problemas e achar soluções, e passar a entender a grande importância que tem o educador na formação pessoal e profissional de seus alunos.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
ATIVIDADE A
O texto selecionado para discussão foi o artigo – Educação Física na Educação Infantil: o papel do professor de Educação Física das autoras Alexandra da Silva D’Avila e Lisandra Oliveira e Silva.
O objetivo do trabalho conforme mencionaram as autoras, foi compreender e analisar a importância do professor de Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI), especialmente para contribuir com o desenvolvimento da criança nessa fase e com o trabalho conjunto com a unidocente e o professor de EF. Para alcançar os objetivos propostos, as autoras realizaram um trabalho de campo através de observação participante, análise de documentos e entrevistas com a equipe docente, e os resultados segundo elas, destacam a importância de oportunizar a ludicidade nas aulas de EF, a afetividade na EI e a relevância da construção de um trabalho coletivo para a realização de uma prática pedagógica que considere a integralidade da criança de 0 a 5 anos.
O referido artigo tem 14 páginas e foi publicado em uma Revista Científica chamada Kinesis – do Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Além da parte da introdução onde é situada a leitura proposta, o texto foi dividido em quatro tópicos, sendo eles: A importância da Educação Física para o desenvolvimento da criança – Neste tópico, as autoras pontuam que a criança utiliza seu corpo, primordialmente, para expressar-se, quando está triste, quando está feliz, quando está gostando ou não de alguma situação. Por isso, o trabalho da Educação Física com a cultura corporal do movimento é de significativa importância nessa fase. Ainda ressaltam que é preciso pensar em um currículo na Educação Infantil que utilize essas características a seu favor, trabalhando a expressão corporal, seja através de jogos imitativos, dança, entre outras modalidades que visem o desenvolvimento da corporeidade da criança.
No tópico seguinte - O papel do professor de Educação Física na Educação Infantil, as autoras enfatizam que a criança brinca de forma lúdica, a partir de seu universo infantil, modificando a atividade a todo momento, experimentando o que está disponível ao seu redor e construindo relações com o outro e com o mundo. Na escola não é diferente, assim, que o professor de Educação Física possui o papel fundamental de também orientar essas e outras atividades mais específicas, a fim de alcançar os objetivos propostos para esta área de conhecimento na Educação Infantil.
As mesmas pontuam que quando iniciaram as observações na escola, carregavam inquietações sobre qual seria o papel do professor de Educação Física em um ambiente que prima pela não escolarização, um ambiente que considera a criança um ser integral e que está lá para desenvolver-se em sua integralidade e não em áreas específicas. Porém, conforme foram se inserindo na rotina da escola, foram percebendo a construção diária da Educação Física junto àquela rotina, visto que, uma aula de Educação Física para crianças de 0 a 5 anos, com docentes de Educação Física, não é comum na Rede Escolar do Estado do Rio Grande do Sul. Ainda concluíram que essa visão da Educação Física como uma prática lúdica nem sempre é bem acolhida por todos, pois em outros tempos, a Educação Física tinha um caráter mais biologicista, e essa mudança, por vezes, se torna desafiadora para a compreensão de quem não está acostumado com esse tratamento das aulas, de forma mais lúdica, integral e coletiva.
No terceiro tópico denominado - A construção de um trabalho pedagógico coletivo entre o professor de Educação Física e a professora Unidocente, foram apresentados os resultados do trabalho de campo que foram realizados. As autoras demonstraram como refletiram sobre essa relação entre o professor especialista e a professora unidocente, que não só é possível, como é essencial para a construção da relação e do trabalho pedagógico com a Educação Infantil. Portanto, é fundamental que haja uma parceria entre os professores atuantes na Educação Infantil, juntamente também, com as famílias e/ou responsáveis pelas crianças.
...