O Seminário Temático em Educação
Por: Juliana Santos • 6/9/2022 • Dissertação • 469 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
Seminários Temáticos em Educação |
Nome do aluno (a):Juliana Reis dos Santos Borges |
RGM: 23118598 |
Curso: Pedagogia Semestre: 5° |
Tipo de Linguagem: Linguagem de Rua |
Trabalho analisado (link ou nome da obra): Congado: um reino oculto no Brasil |
Tutor (a): Paulete Pereira Mendes |
Congado no Brasil
O Congado é um movimento religioso que se origina pela mistura da cultura africana com a portuguesa. Primeiramente, essa pratica nasceu na República do Congo, sendo, posteriormente, fundida com a religião Católica devido ao tráfico negreiro no Brasil. Atualmente, podemos dizer que esse movimento é uma identidade brasileira construída a partir dos seus 500 anos de existência.
Na apresentação do Congado, é utilizada uma guarda de congo formada pela comunidade e representada por personagens de reis, rainhas, juízes, capitães, porta-bandeira, dançarinos, contadores e caixeiros. Durante o cortejo, são utilizados vários instrumentos de percussão, no qual se tocam músicas que expressam a vida dos escravos na senzala, e bandeiras com imagens dos Santos protetores, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Geralmente ,o grupo de congo se reúne todo dia 13 de maio e saiam pelas ruas dançando, cantando, orando e, com roupas coloridas, que chamam a atenção de todos por onde passam. Esse movimento é uma festa de devoção, alegria, cores e diversidade.
Essa tradição é passada de geração a geração e, para que ela não se acabe, é ensinada aos seus filhos e netos que desde criança a participarem do cortejo. Entretanto, atualmente, devido ao cotidiano corriqueiro, existe uma enorme escassez de praticantes.
Com essa tradição vemos como os descendentes africanos mostra sua força, e, nas melodias cantadas, compõem uma séria de fatores como a busca pela a paz e a honra aos santos e aos seus ancestrais e reforçando assim sua religiosidade.
Contudo pode se ver que a prática do congado é uma forma de resistência a um processo de deterioração da tradição e é uma das maneiras encontradas para que se evite o esquecimento de experiências vividas durante o longo processo de escravidão, não mostra apenas o sofrimento dos negros, mas também é uma afirmação dos afrodescendentes na sociedade, é uma prova viva das lutas no passado e no presente, um momento que faz que todos sejam iguais com uma transmissão de uma verdadeira fé e devoção, que nos causa emoção e instaura um clima de unificação.
Referencias:
BRASILEIRO, J. Congadas de Minas Gerais. Brasília, DF: Fundação Cultural Palmares, 2001.
https://www.youtube.com/watch?v=xVtAmQaJgdM
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