TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TORNAR-SE DOCENTE NA ERA DA INFORMAÇÃO: METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Por:   •  26/1/2022  •  Ensaio  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Análise sobre Metodologias Inovadoras

R: Capitulo 15 - O TORNAR-SE DOCENTE NA ERA DA INFORMAÇÃO: METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Resumo (resposta)

A expansão do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) causa impacto social e quebra as barreiras físico geográficas, permitindo o surgimento de uma nova cultura digital. Interconexão mundial de computadores, Sociedade em rede, Cibercultura, São inovações tecnológicas da era da informação metodologias e abordagens que exige posição crítica e revisão das formas tradicionais de ensino. Metodologias ativas de aprendizagem e possibilidades trazidas com a aplicação das novas tecnologias em contexto educacional são forças importantes neste cenário. Neste contexto, as práticas pedagógicas e seu impacto na educação educomunicativas na formação de professores onde frisa-se que nenhuma preparação, mesmo a melhor não dura toda uma carreira. Com o passar do tempo surgem instrumentos que devem se adequar a prática de ensinar. A pensar do avanço tecnológico exponencial, a escola e consequentemente a formação humana e profissional também tem evoluído, mas em ritmo distinto. Tanto a dinâmica escolar envolvendo métodos e técnicas voltadas para o processo de ensino e de aprendizagem quanto as habilidades e competências que se pretende construir junto aos alunos estão em processo de reconstrução. O uso de tecnologias muda não apenas o ensino, mas também a aprendizagem. Conforme citado no capitulo por Pierre Lévy acredita que a cibercultura coloca o ser humano diante de um mar de conhecimento, onde é preciso escolher, selecionar e filtrar as informações, para organizá-las em grupos e comunidades onde seja possível trocar ideias, compartilhar interesses e criar uma inteligência coletiva.

Comentário Gamificação.

Gamificar o aprendizado tem sido uma maneira popular de deixar os estudos divertidos. Já existem vários exemplos de usos bem sucedidos dessa prática. Ao implantar novas metodologias o professor inova e acrescenta ao processo formativo métodos e conceitos diferentes do tradicional, apesar de ser diferente das tarefas comuns, um jogo tanto ajuda os aprendizes na imersão em algum tema, como torna o estudo mais produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com