O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Por: valdilenegc16 • 19/9/2018 • Projeto de pesquisa • 5.817 Palavras (24 Páginas) • 187 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
EDILENE MARIA DE OLIVEIRA SILVA, 934337, 2013/02
UTA –HISTORICIDADE – FASE 1B
GOIANÉSIA
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
EDILENE MARIA DE OLIVEIRA SILVA, 934337, 2013/02
UTA –HISTORICIDADE – FASE 1B
UTA–HISTORICIDADE-FASE 1B Estágio Supervisionado, no curso de Pedagogia Tutor Local: Elias Alves Souza Centro Associado: Goianésia-GO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EaD
DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
EVASÃO ESCOLAR: Suas Causas e implicações.
SILVA, Edilene Maira de Oliveira
RU:934337
ALVES, Elias Sousa
RESUMO
Este é um trabalho de pesquisa que pretende investigar a evasão escolar de alunos do ensino fundamental das escolas municpais do municipio de Goianésia, identificando suas possíveis causas e refletindo sobre estratégias pedagógicas e sobre o próprio acontecimento que por vezes possui razões que vão além do ambiente escolar. Ao final, pretendemos identificar as possíveis causas da “evasão” levantadas pelas fontes, verificar se a família desempenha um papel importante para conter esse problema, identificar a maneira com que o educador lida com a evasão, conhecendo assim medidas governamentais para evitar a evasão escolar. Diante da seguinte problemática: O porquê da evasão no ensino fundamental das Escola Municipais do Municipio de Goianésia, e como as famílias destes alunos percebem seu papel para conter esse problema. Para tanto foi desenvolvida a metodologia de coleta de dados qualitativa, por intermédio de observação e aplicação de questionários aos educadores das escolas. A presente pesquisa teve como embasamento teórico: Oliveira (2005), Zabala (1998), Queiroz (2010) Chabanne (2006), Freire (1982) entre outros. O estudo aponta que os ores como profissionais identificam a pressão do trabalho sobre os alunos como um aspecto fundamental para explicar a não adesão àescola, mas também sinalizam que a "resolução" do problema depende, ainda, de aspectos ligados à política de educação em sentido local e geral. Portanto, este trabalho será de suma importância, pois convém de embasamento para futuros estudos, além de favorecer a unidade escolar e toda a comunidade envolvida com os resultados estatísticos da pesquisa e com o diagnóstico da situação atual.
PALAVRAS-CHAVE: Evasão escolar; Familia; Escola.
INTRODUÇÃO
A referida pesquisa visa conhecer as causas da evasão escolar de alunos da 1ª. a 5ª. série nas escolas públicas municipais da cidade de Goianésia e pretende explicitar a contribuição da literatura a respeito de alunos que abandonam a escola.
A evasão escolar está dentre os temas mais debatidos no contexto escolar e, requer medidas sérias para amenizar essa problemática, questão presente nas políticas públicas e na ação dos educadores. A escola, segunda mais importante instância socializadora na vida dos indivíduos, guarda um significado que ultrapassa aqueles apenas relacionados à sua função de transmitir ensinamentos, passando a definir relações de sucesso ou fracasso na vida das pessoas, com implicações no desenvolvimento do autoconceito e personalidade do indivíduo. As fortes evidências da multideterminação do fracasso escolar não têm sido suficientes, porém, para retirar da figura do aluno a responsabilidade por sua evasão do sistema educativo.
Entretanto, o significado da evasão como fenômeno restrito ao aluno tem permanecido inalterado. A explicação para isto reside não na má vontade dos que julgam o aluno, e sim nosignificado atribuído à evasão. Partindo da premissa que os significados - produzidos na interação social e através dos quais o homem responde ao meio - redefinem as percepções sobre um fenômeno e que reconhecê-los permite ao indivíduo transformá-los, é objetivo deste trabalho: identificar e descrever as percepções de alunos, professores e pais sobre os determinantes da evasão escolar e discutir com os mesmos os significados encontrados.
Esse projeto de pesquisa irá explorar esse problema buscando produzir estratégias de ensino e aprendizagem diferenciadas que pudessem de alguma forma, indicar os caminhos de uma mudança nesse quadro.
A evasão escolar é um problema complexo a ser resolvido. O mesmo pode ser entendido com resultado do fracasso escolar. Esse problema tem apresentado resultados negativos, tornando-se desafiador para o professor manter a permanência do aluno na escola. Dentro deste contexto sociocultural existem vários fatores preponderantes que interferem na sua permanência escolar, as causas e consequências estão ligadas a muitos fatores como social, cultural, político e professores sem qualificação.
Portanto, a escola e o governo precisam agir de forma mais incisiva, o numero de crianças fora da sala de aula ainda é muito grande no Brasil. Para que diminua a evasão, é necessário que a escola repense suas práticas cotidianas, assim buscando alicerce para solucionar ou amenizar tal problema.
Esta pesquisa foi realizada com base na investigação de fontes que tratam sobre a temática evasão escolar. Uma das situações-problema com que convivemos e que despertou-me a atenção foi a “evasão” dos alunos. Questões como por que este aluno pára de freqüentar as aulas. Será a metodologia utilizada em sala de aula que não condiz com o que o aluno esperava? Ou será a situação econômica, o local de trabalho, que, de repente, tornou-se um empecilho para sua continuidade? Ou ainda, a inexistência de apoio familiar? Tudo isso traduz-se em dois eixos: fatores internos e externos.
...