O TRABALHO DO PEDAGOGO COM O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Por: 06081499693 • 2/7/2020 • Projeto de pesquisa • 2.941 Palavras (12 Páginas) • 229 Visualizações
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES- UCAM
MARILDA TEREZINHA DE OLIVEIRA CUPERTINO
O TRABALHO DO PEDAGOGO COM O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO BÁSICA
SÃO MIGUEL DO ANTA, MG
2019
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES- UCAM
MARILDA TEREZINHA DE OLIVEIRA CUPERTINO
O TRABALHO DO PEDAGOGO COM O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Artigo Científico encaminhado à Universidade Candido Mendes- UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Especial.
SÃO MIGUEL DO ANTA, MG
2019
O TRABALHO DO PEDAGOGO COM O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO BÁSICA
MARILDA TEREZINHA DE OLIVEIRA CUPERTINO [1]
RESUMO
Este estudo aborda questões relacionadas ao trabalho do professor como pedagogo com o aluno com síndrome de Down na Educação Básica, bem como os aspectos importantes da aprendizagem dessas crianças na escola. Pesquisou-se diversas interpretações em busca de indícios que permitam construir as próprias respostas tendo como objetivo pesquisar a conceituação da Síndrome de Down; caracterizar as consequências de diferentes tipos de relação do adulto com a criança com Síndrome de Dow para a construção de sua autonomia; caracterizar as necessidades educativas especiais de crianças com Síndrome de Down e alternativas pedagógicas que satisfazem a tais necessidades. Concluiu-se que para melhor atendimento dessas crianças, o professor deverá a princípio, possuir informações suficientes e reconhecer as especificidades destas crianças, e sugerir atividades que possam ser acompanhadas pelas mesmas, sem distinção e ainda, que é de vital importância enfatizar que a inclusão do portador de síndrome de Down ou de qualquer outra deficiência depende das condições sociais, econômicas e culturais da família, da escola, da sociedade e da ação de cada um de nós.
Palavras-chave: Síndrome de Down. Aprendizagem. Pedagogia. Inclusão.
Introdução
Esta pesquisa visa à compreensão dos aspectos importantes de serem considerados no ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down, tendo como ponto principal o trabalho do pedagogo com o aluno com Síndrome de Down na Educação Básica, bem como os aspectos importantes da aprendizagem deles.
Portanto, o presente trabalho tem como tema: O trabalho do pedagogo com o aluno com Síndrome de Down na Educação Básica.
Nesta perspectiva, foram levantadas as seguintes questões:
* Quais os aspectos importantes de serem considerados no ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down?
* Como o pedagogo pode ajudar no processo ensino e aprendizagem da criança com síndrome de Down?
Sabe-se que existem inúmeros recursos técnicos disponíveis, para ajudar essas crianças na promoção do seu desenvolvimento, muito embora a desinformação, o preconceito e a dificuldade de acesso a serviços especializados levem várias delas a prejuízos que poderiam bem ser evitados e minimizados. Neste sentido, Machado (2005) afirma que: “A criança portadora de necessidades educativas especiais precisa desde muito cedo, estar com outras crianças e aprender a desfrutar dessa oportunidade que se constitui em um dos principais objetivos da inclusão”. (MACHADO, 2005, p.34).
Diante disso, entende-se que é tempo de reavaliar valores, posições, percepções, preconceitos. É tempo de se buscar uma nova relação com esse outro, diferente, mas, ao mesmo tempo, tão semelhante a qualquer um, pela sua humanidade. É preciso que o pedagogo conheça um pouco mais acerca dessa Síndrome, para que a desmistifique, pois, faz-se necessário descobrir a criança por trás da Síndrome.
Neste contexto, este estudo tem como objetivo pesquisar a conceituação da Síndrome de Down, no contexto da deficiência mental; caracterizar as consequências de diferentes tipos de relação do adulto com a criança com Síndrome de Down para a construção de sua autonomia; caracterizar as necessidades educativas especiais de crianças com Síndrome de Down e alternativas pedagógicas que satisfazem a tais necessidades.
Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise de materiais já publicados na literatura. A fundamentação teórica foi elaborada a partir das concepções de alguns autores que discorrem sobre o tema. Os autores pesquisados foram: Machado (2005), Cavalcante (2005), Freire (1996), Weil (1997), entre outros.
Desenvolvimento
Síndrome, em medicina, significa que uma determinada condição
...