O TRABALHO INDIVIDUAL
Por: Mere09Nunes • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.257 Palavras (6 Páginas) • 193 Visualizações
Introdução:
Partindo do eixo temático atual, que aborda os temas atuais em educação, procuramos desenvolver esse trabalho a partir das orientações apresentadas, discutindo tais temas fundamentados no texto sobre o diagnostico da Escola Paulo Freire. Nosso trabalho é desenvolvido a partir de uma leitura minusiosa do texto proposto para a seguir responder aos questionamentos apresentados. O texto apresenta a escola e seus principais problemas como educação inclusiva, questionando sobre quais as medidas necessárias para o processo de inclusão se efetive na Escola Paulo Freire. No que diz repeito à educação de Jovens e Adultos, procuramos responder a respeito da postura que o professor deve assumir diante de uma turma de educação de Jovens e Adultos, no que se refere à legislação que trata sobre EJA, identidade do aluno da EJA, experiência do Aluno da EJA, metodologia em sala de aula.
Apresentamos ainda nossas ponderações a respeito da importância do Projeto Politico Pedagocio na Escola Paulo Freire no tocante ao auxilio na superação das dificuldades relatadas, entendendo que o mesmo servirá de linha norteadora de toda e qualquer obra a ser desenvolvida na escola adequando a investigação da identidade da escola, apresentando como meta o empenho e a obrigação na edificação de uma sociedade mais humanitária e democrática, considerando o ser humano como um sujeito social e suscetível à educação.
O trabalho discorre ainda sobre como a formação continuada pode contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem na Escola Paulo Freire, abordando a mesma como contribuidora para com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, considerando que essa intervenção é muito benéfica e pode contribuir diretamente com este processo, pois propicia a reflexão na prática e sobre a prática, através de dinâmicas de pesquisa-ação, sem se esquecer do aspecto psicossocial dos envolvidos.
Concluimos reconhecendo que a realização deste trabalho nos possibilitou o entendimento que a discussão sobre os temas transversais da educação, partindo do eixo temático atual, fomenta o desenvolvimento da necessidade de uma educação inclusiva, participativa e que abranja todas as áreas da sociedade de modo a promover um processo educaciona que seja real e verdadeiro.
Escola “Paulo Freire”: Diagnóstico.
1. Trabalhando as medidas necessárias para o processo de inclusão, efetivo, na escola Paulo Freire.
Entendemos que é responsabilidade do educador da Escola Paulo Freire se ater para a necessidade de mostrar-se humano com relação ao seu diversificado quadro de alunos; precisa enxergar essa heterogeneidade como uma fonte de potencialidade a ser explorada. O professor precisa descobrir a vida de seus alunos. Ter conhecimento da vida social de cada um devendo considerar todas as informações, enquanto com eles trabalha. Além disso, o educador precisa de um conhecimento pedagógico diferenciado que lhe possibilitará trabalhar de acordo com as peculiaridades, importância, conhecimento e dificuldade de cada um de seus alunos.
2. Qual deve ser a postura do professor que irá assumir a turma de educação de Jovens e Adultos, no que se refere à legislação que trata sobre EJA, identidade do aluno da EJA, experiência do Aluno da EJA, metodologia em sala de aula?
Ressaltamos a relevância da postura do Educador da Escola Paulo Freire estar embasada no entendimento de que a construção da EJA está ligada aos princípios da Educação Popular, numa via de mão dupla, a qual preza por uma educação participativa, comprometida com os direitos do povo, considerando os saberes já construídos dos educandos. Cabe-nos ressaltar que as influências desse caminho de consolidação da proposta dessa modalidade de ensino voltada a jovens e adultos, pautou-se nos conceitos freireanos de educação como espaço dialógico e conscientizador, dando voz aos sujeitos do processo, numa constante construção coletiva, a partir do direito da educação para todos, ao longo da vida. Assim, pensar esses sujeitos da EJA é trabalhar para a diversidade, reconhecendo as especificidades deste público e as diversas desigualdades que sofrem, dentre elas as diferenças étnico-raciais, contribuindo na possibilidade de transformações sociais na vida desses indivíduos.
3. Como o Projeto Politico Pedagógico pode auxiliar na superação das dificuldades relatadas?
O PPP servirá de linha norteadora de toda e qualquer obra a ser desenvolvida na escola Paulo Freire adequando a investigação da identidade da escola, apresentando como meta o empenho e a obrigação na edificação de uma sociedade mais humanitária e democrática, considerando o ser humano como um sujeito social e suscetível à educação. Servido de instrumento norteador para a prática pedagógica apresentando-se como uma importante ferramenta para planejar e avaliar constantemente o dia a dia escolar em busca da qualidade de ensino e também de um ambiente escolar mais motivador para todos os que participam do processo ensino-aprendizagem, planejando e organizando as ações conspirando com os objetivos desenhados,
...