O Trabalho de Historia
Por: daiane1306 • 16/9/2018 • Resenha • 305 Palavras (2 Páginas) • 118 Visualizações
Segundo a pesquisa feita aos professores das escolas se nota que é usado em sala de aula a teoria de Skinner , o professor usa recompensas e elogios pois acredita que elogiando o aluno por comportamentos adequados ele se sente estimulado a conquistar seu espaço dentro da sala de aula sempre fazendo o melhor.
Também usa-se a teoria de Vygotsky onde brincadeiras infantis e jogos simbólicos são muito importantes para o desenvolvimento do aluno. O professor acredita que a brincadeira faz parte do universo infantil ,mas para que realmente aconteça o aprendizado ele acha necessário que essa metodologia tenha objetivos e seja bem planejada assim o professor alcançará seu objetivo .
Na teoria construtivista de Piaget o professor não aplica teste como avaliação, ele avalia continuamente acompanhando a aprendizagem. O professor que usa essa teoria tem que ter cautela ao se avaliar o aluno pois acredita que tem alunos que durante a explicação oral consegue se expressar e mostra interesse, compreende bem e outros já não tanto assim. Ainda em Piaget ele mostra que para promover a construção do conhecimento o aluno tem primeiro passar pelo processo de acomodação. O professor precisa propor atividades desafiadoras que mexem com desiquilíbrio e reequilíbrio do aluno isso pode modificar a assimilação e resultando no processo cognitivo. O professor acredita ser importante para a construção do conhecimento dos alunos sempre tira-los da zona de conforto e desafia-los a um pensamento critico e reflexivo.
Na teoria de Gestalt o professor acredita que cabe a ele fornecer um ambiente experiencial estruturado onde o aprendiz é ativo na busca de soluções dos problemas. O professor afirma que Os princípios da Aprendizagem Centrada na Pessoa revolucionaram a relação pedagógica tradicional, para uma relação mais humanizada por entender que o aprendizado vai além do intelecto. Ela envolve também os aspectos afetivos e vivenciais.
...