O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO
Por: VALERIAALM1967 • 21/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 253 Visualizações
O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO
Valéria Aparecida Lopes Martins
Praia Grande
2017
O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO
Valéria Aparecida Lopes Martins
Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Alfabetização e Letramento
Praia Grande
2017
O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO
Resumo
Este artigo foi escrito na intenção de enfatizar a importância do uso das histórias em quadrinhos na alfabetização e no letramento de crianças do ensino infantil ao fundamental. Foi idealizado e realizado através de pesquisa em artigos de revistas especializadas na área da educação e livros direcionados nesta área, como também por entrevista à professores e especialistas no assunto. O presente estudo visa demonstrar que na faixa dos cinco aos dez anos as crianças tem uma capacidade ímpar de desenvolver a leitura e escrita pela linguagem visual e ludicidade.
Abstract
This article was written with the intention of emphasizing the importance of the use of comics in literacy and literacy of children from elementary to primary education. It was idealized and carried out through research in articles from specialized magazines in the area of education and books directed in this area, as well as by interviewing teachers and experts in the subject. The present study aims to demonstrate that in the age range of five to ten children have an unequaled ability to develop reading and writing through visual language and playfulness.
Palavras-Chave: história em quadrinhos, alfabetização, letramento, ludicidade.
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
- Referências
Introdução
Quando criança, por volta dos 4 aos 9 anos, uma das minhas diversões era manusear as histórias em quadrinhos na qual eu tinha disponível, pois ficava com minha tia, por parte de pai, na banca de jornal em que ela era proprietária. Posso dizer por experiência própria que obtive o prazer da leitura através destes momentos em minha vida. Dessa maneira fui uma criança privilegiada, pois todos os gibis no qual se possa imaginar eu podia ver, degustar, ler. O que eu mais adorava era as aventudas do Mickei. Quando ele enfrentava o Bafo de Onça ou os Irmãos Metralha. Mas também existiam aqueles que eram diferentes, sem muita cor, como Mandrake ou Fantasma..... De qualquer forma todos tinham seu charme e me chamavam a atençao de alguma maneira. Hoje, nas escolas de ensino fundamental as crianças podem desde cedo ter contato com este tipo de literatura. Através dos cantinhos de leitura proporcionados por uma professora que tem uma visão especial neste sentido. Também alguns pais incentivam seus filhos comprando este tipo de literatura. Sim! Histórias em Quadrinhos são um tipo de literatura. Este texto foi elaborado para frisar a importância do uso das histórias em quadrinhos na alfabetização e no letramento de crianças do ensino infantil ao fundamental.
...