O currículo como um espaço de desenvolvimento de pesquisas
Seminário: O currículo como um espaço de desenvolvimento de pesquisas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AssisAtaide • 25/3/2014 • Seminário • 2.652 Palavras (11 Páginas) • 1.065 Visualizações
1) Após a leitura do relato, retire trechos que revelam os momentos de desenvolvimento do Projeto: (1,5- 0,5)
A) Problematização
• ” assistir a uma reportagem sobre “Crianças que trabalham”; que iria passar na televisão;
• “O debate levantou uma série de questionamentos e de hipóteses acerca das causas dessa situação”; O debate seria feito em sala de aula;
• Fazer uma pesquisa de campo, como vivem as crianças de São Félix do Araguaia;
• “Fazer um estudo mais aprofundado da vida das crianças trabalhadoras”.
B) Desenvolvimento
• A turma se dividiu em grupo e aceitou o desafio;
• Cada grupo ficou responsável por dois ou mais aspectos;
• O professor orientou os trabalhos sugerindo que entrevistassem outras crianças;
• Delimitaram o campo da pesquisa, distribuindo entre os grupos os bairros a visitar;
• Estudo do tema ( leitura de dois livros);
• Trabalho de campo ( pesquisa com crianças trabalhadoras);
• Produção de um vídeo e um livro com os dados recolhidos.
C) Síntese
O professor propôs um projeto sobre crianças trabalhadoras, o que gerou muito impacto na turma e desejo de saber mais sobre o assunto. Estudaram sobre o assunto, fizeram uma pesquisa de campo, e como produto final produziram um vídeo com as entrevistas e um livro. Os incentivou a se interessar por esse tema. O professor é mediador do processo, incentiva os alunos a pesquisa, a socialização, e realizar um trabalho em equipe. O trabalho desenvolvido desperta interesse aos alunos , que percebe que o conhecimento está além dos muros da escola. Um trabalho interativo que permite conhecer a realidade do ser humano e produz ao mesmo tempo um crescimento interativo e inovador.
2) Quando afirmamos que o currículo é um campo de contestação, é o fato de haver muitas divergências em relação ao conteúdo do ensino e à forma que devem assumir as práticas escolares.
Quais são as divergências existentes entre os docentes? (1,0)
Criar um currículo que seja inclusivo.
3) Na implementação dos currículos, os problemas se multiplicam.
Apresente dois problemas para a implementação dos currículos.(1,0-0,5)
• Problemas e divergências no campo do currículo;
• Processo de seleção e organização dos conteúdos curriculares;
• Produção do conhecimento escolar.
4) Há críticas à organização curricular por disciplina e argumentos favoráveis à organização do currículo integrado. Sobre a organização curricular, assinale as alternativas abaixo, colocando (D) para o currículo disciplinar e (I ) para o currículo integrado. (3,5- 0,5)
A (D) São elaborados com base na seleção de um conjunto de conteúdos, organizados de forma justaposta, favorecendo a fragmentação dos saberes escolares.
B (D) Tem dado grande importância ao conhecimento científico e acadêmico, abrindo pouco espaço para outros tipos de saberes e de práticas sociais.
C( I ) Permitem o trabalho com conteúdos culturais relevantes, englobando a discussão de questões que não poderiam ser trabalhadas no limite de uma única disciplina.
D (D) Nesse tipo de currículo há pouco espaço para os problemas da vida cotidiana, não se estabelecendo uma relação significativa com as experiências concretas dos alunos.
E ( I ) Privilegiam o ensino, com base em questões reais e práticas, que estimulam o interesse e a curiosidade dos alunos e a formulação de respostas criativas e inovadoras.
F ( I ) Favorecem o trabalho coletivo entre os professores, eliminando as hierarquias entre as disciplinas e facilitando a troca de experiências entre os docentes.
G ( I ) há pouco espaço para os problemas da vida cotidiana, não se estabelecendo uma relação significativa com as experiências concretas dos alunos.
5) No entanto, as novas propostas de integração curricular também sofrem críticas de peso.
Cite duas críticas apresentadas à proposta de integração curricular. (1,0-0,5)
Será que é possível trabalhar com um currículo totalmente integrado, sob a forma de projetos, por exemplo?
Não haveria dificuldades para sistematização de conteúdos em um currículo dessa natureza?
6) É importante considerar a influência que os estudos culturais vêm exercendo no campo do currículo.
Qual a diferença entre currículo universalista e multiculturalista? (0,5)
O currículo multiculturalista deve expressar a diversidade cultural existente em nossa sociedade, organizando-se com base nas múltiplas experiências presentes nas diferentes culturas, de tal modo que os alunos possam se reconhecer e valorizar a cultura do grupo social a que pertencem e também entender e respeitar a cultura do outro.
O currículo universalista garante o conhecimento sistematizado, pois existem saberes, conhecimentos e valores que são universais e transculturais, por fazerem parte do patrimônio cultural da humanidade.
7) De acordo com Grignon, como deve ser um currículo voltado para a inclusão? (0,5)
Deve procurar superar a organização disciplinar, abrangendo diferentes experiências da cultura humana, desenvolvidas por meio de atividades bem planejadas e com a utilização de material diversificado, deve existir espaço para sistematização de conteúdos, o que não pode ter como base apenas livros didáticos, textos ou exposições docentes. Ao contrário, é importante que se realize um processo de produção de conhecimento em que o aluno, orientado pelo professor, desenvolva o raciocínio e a capacidade de abstração,
8) Que tipos de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores devem estar presentes no currículo de uma escola?
...