O ludico na educação infantil
Por: neuzinhacarvalho • 5/6/2015 • Artigo • 2.366 Palavras (10 Páginas) • 908 Visualizações
Michelle Carvalho Bani
Sirley Vilas Novas dos Santos
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POR QUE ENSINAR BRINCANDO?
Artigo de Conclusão de Curso apresentado no curso de Graduação em Pedagogia da Universidade de Franca.
Orientadora: Profa. Dra. Ana Maria Paulino Comparini
FRANCA
2015
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POR QUE ENSINAR BRINCANDO?
Michelle Carvalho Bani[1]
Sirley Vilas Novas dos Santos¹
Profª Drª Ana Maria Paulino Comparini[2]
RESUMO
Este artigo discorre sobre a importância do lúdico na Educação Infantil e tem como o propósito de contribuir com os professores da Educação Infantil.
Pois os educadores tem um papel muito importante, sendo um mediador entre as crianças e o mundo, auxiliando e estimulando os alunos em sala de aula.
O lúdico é um instrumento de grande importância, pois através dele o professor poderá ajudar as crianças tanto na saúde física, emocional e intelectual. Ele auxilia a criança no desenvolvimento social, cultural, motor na comunicação e construção de pensamentos. Brincando as crianças não só divertem, elas aprendem a conviver em sociedade, obedecer às regras, a recriar, questionar, interpretar o mundo em que vive.
Palavras chaves: Brincar, aprendizagem, educação infantil.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 O LÚDICO NA EDUCAÇÃO
De acordo com COSTA (2005, p.45) “a palavra lúdica vem do latim ludus e significa brincar. E ao brincar a criança começa a exercitar suas capacidades, a usar sua criatividade e a viver socialmente uns com os outros”. Aprendem a obedecer às regras a respeitar uns aos outros a respeitar seu professor.
O professor sabendo explorar bem o potencial das crianças elas irão longe, e será um cidadão bem sucedido amanhã. O professor precisa trabalhar com as crianças, respeitando sua fase, e amadurecimento, tanto na educação infantil como no ensino fundamental. As atividades lúdicas é mais que brincar, é ensinar brincando, e brincadeira com propósito, com intuito do professor de auxiliar a aprendizagem e alcançar os objetivos por ele estipulados.
Para VYGOTSKY (2004) 1, “o desenvolvimento da inteligência e da personalidade é externamente motivados, ou seja, é resultado da aprendizagem.” E o lúdico na educação é uma grande motivação para criança.
“De acordo com RAU a prática pedagógica por meio da ludicidade não pode ser considerada uma ação pronta e acabada que ocorre a partir da escolha de um desenvolvimento de jogo retirado de um livro.” Para ela requer uma atitude pedagógica do professor que gera envolvimentos com a literatura, objetivos planejados, escolha dos brinquedos adequados e esta sempre com um olhar para as necessidades das crianças
O lúdico se define pela ação de brincar através dos jogos, brinquedo e a brincadeira. Ele (lúdico) na educação é uma forma de educar prazerosa se o professor interagir com as crianças, e elas aprendem, e sente motivadas, por que o brincar faz parte da vida da criança.
As crianças da Educação Infantil são crianças de zero a cinco anos, requerem cuidados e atenção, amor, compreensão do educador. A criança passa por várias fases ao longo do seu desenvolvimento. O lúdico entra neste contexto para auxiliar, contribuir nestas fases, para que o desenvolvimento da criança aconteça de modo prazeroso e saudável.
Para JEAN PIAGET (1976) “o primeiro período da criança é o sensório motor de zero a dois anos, neste período é a fase do prazer da satisfação das suas necessidades. À medida que a criança vai se desenvolvendo aprendendo a engatinhar, sentar, pegar etc., ela vai sentido capaz, pois ela conhece o mundo pela manipulação”. Ai entra o lúdico, o educador pode explorar bem esta fase com jogos de exercícios, dando a criança matérias de texturas diferentes, colocando objetos atraentes para que a criança se interesse e vá apanhá-lo. Entre dois e sete anos é o período pré-operatório, a sensação de prazer continua mais interações, agora é a vez da simbologia, do faz de conta, um objeto torna aquilo que a criança imagina, o lápis pode ser um avião etc. As brincadeiras podem ser através dos jogos simbólicos, que estimula a imaginação e a fantasia da criança, coordenação motora, pois ao brincar a criança corre, pula, rola, dança, etc.
Os períodos das operações concretas e das operações formais é apartir dos sete anos em diante, nesta fase a criança vai aumentado seu circulo de amizade, ficando mais socializada. As brincadeiras podem ser mais elaboradas, trabalhando o raciocínio da criança. Os jogos podem ser voltados para ajudar a criança em matemática, pois a criança já trabalha com idéias sob dois pontos de vista: já é capaz de trabalhar em grupo e já tem autonomia pessoal. Entra os jogos de regras e de construção
As atividades lúdicas auxiliam o professor para saber o emocional da criança, a entendê-la melhor e saber agir no momento certo. Porque quando a criança começa a brincar ela mostra todo o seu ser, o que está sentido, o que pensa, como agiria naquela situação. A criança expressa seus sentimentos, (medo, emoções, revolta, etc.).Na minha opinião, o lúdico é uma grande arma para o professor, entrar no mundo da criança para poder ajudá-la.
3.2 DIFERENÇAS ENTRE JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS. SÃO SINÔNIMO, OU HÁ DIFERENÇAS ENTRE ELES.
No dicionário SILVEIRA BUENO (2007), “brincadeira é a ação de brincar, divertimento”. “Brinquedo é objeto que se entretém as crianças, jogos partidas esportivas”. Para KISHIMOTO (1994)3 “brinquedo é suporte da brincadeira quando serve a uma atividade espontânea da criança, sozinha ou em grupo. O jogo é suporte quando atende além da imaginação, a uma prática lúdica que possui um sistema de regras que ordenam as ações”.
...