O pequeno príncipe
Por: welituuu • 3/4/2015 • Relatório de pesquisa • 533 Palavras (3 Páginas) • 430 Visualizações
TEMA: O PEQUENO PRINCIPE
EXUPÉRY Antonie de Saint; Com aquarelas do autor; 50 ed; Agir 2014.
O livro narra a história de um piloto que desistiu de ser desenhista em sua infância, justamente porque os adultos não entendiam suas obras de arte, onde com essas divergências o piloto perde sua vontade de desenhar. Quando adulto se torna piloto, em que certo dia sofreu uma pane em seu avião e sozinho acabou tendo que passar a noite no deserto do Saara.
Na manhã seguinte foi acordado por um menino que lhe pediu para desenhar, foi assim então que começou criar-se um laço de amizade entre os dois, onde o menino se apresenta como o pequeno príncipe.
O pequeno príncipe veio de um planeta distante e pequeno, angustiado com uma certa rosa que tinha um orgulho obsessivo, ele viajou por vários planetas e conheceu alguns amigos adultos, onde cada um mostrou suas fraquezas, gêneros e qualidades dando a ele a chance de refletir se está certo ou errado de ter deixado aquela flor para trás.
Com essa obra presenciei que tudo o que vivemos nos representa, faz parte da sua história e isso faz você ser realmente quem é, e o autor nos mostra as mudanças de valores que nos ensina a cativar as pessoas que estão em, nossa volta.
O símbolo da amizade, e da virtude, onde passa sempre a praticar o bem a quem precisa e cuidar do próximo. O simbolismo do planeta é a pureza.
Representa a infância que um dia vivemos, e que mesmo depois de adultos nunca deixaremos de ser a criança que fomos um dia. Pois apesar das coisas da vida ir se tornando mais difíceis, sempre devemos estar acreditando na ternura que ela nos proporciona.
O simbolismo dos planetas nos mostra que somos pessoas totalmente diferentes e independente de qualquer coisa, devemos sempre respeitar o próximo.
Ela representa a forma de como o cuidado deve estar inserido na pratica psicológica, neste envolvimento deve haver a sensibilidade para a afetação e para a escuta clinica ou seja (ouvir com compreensão).
Os valores que se permeiam são os bens materiais, ou seja só se é valorizado por aquilo que você possui, e não é respeitado o verdadeiro conteúdo que está dentro de você.
A mensagem que está por trás desse dialogo, é que realmente só podemos dar aquilo que temos, e exigir apenas o que cada pessoa tem a oferecer, pois você é você e tudo o que vive te representa.
Sim, porque todo professore deve criar um vínculo com o aluno afim de ajudar, compartilhar experiências, criar laços de amizades, transmitir toda sua sabedoria e reconhecer o interior do próximo.
O paralelo desta frase com o processo educativo, nos mostra que foi o tempo em que nós investiste na educação tornava ela de suma importância para nossa vida, hoje em dia estão deixando de lado como se fosse algo comum sem importância alguma, assim como professor pois antigamente eram considerados mestre e hoje está sendo esquecido pela sociedade, sem reconhecimento algum.
-Seguir sempre em frente independente dos obstáculos que irá enfrentar.
-Acreditar sempre no potencial que existe dentro de você, mesmo nas decepções.
-Olhar sempre para si mesmo, e nunca julgar o próximo pela aparência.
-Estar sempre em união para uma melhor convivência.
-Amar o próximo.
...