O processo histórico da educação a distância (EaD)
Por: Samantha1234 • 16/1/2017 • Resenha • 963 Palavras (4 Páginas) • 400 Visualizações
Capítulo 1 – O processo histórico da educação a distância (EaD)
Neste capítulo foi abordado o processo histórico da educação a distancia (EAD) não só no mundo, mas particularmente em nosso país, já que a análise de história e de educação é fundamental para a compreensão desses conceitos. A partir dessa perspectiva histórica percebemos que sua trajetória segue paralela à evolução do processo produtivo e que as mudanças ocorridas nos sistemas de produção bem como o avanço tecnológico dos meios de comunicação interferiram no processo de EaD. A partir dessa modalidade, o crescimento industrial permitiu que países em desenvolvimento pudessem combinar estudo e trabalho. Na década de 60 o uso do rádio e da TV facilitaram o aceso aos materiais de estudo. Podemos citar a TV Cultura criada em 1964 pela Fundação Padre Anchieta, e o Telecurso 2000 criado pela TV Globo em 1978. Já nos anos 90 com a utilização do computador e multimídia, um novo modelo de aprendizado permitiu uma maior interação e aumentando as possibilidades de comunicação e as práticas de ensino. O uso da internet facilita o trabalho do professor no processo de ensino-aprendizagem, pois o aproxima do aluno permitindo maior comunicação e diálogo.
Capítulo 2 - Educação a Distância (EaD): Em busca de fundamentos
Nesse capitulo, foi abordado os fundamentos, características e componentes do EaD. A partir de vários autores foi exposto os elementos constituintes e caracterizados pela educação a distância. Foi visto a importância que, como modalidade, a educação a distância pressupõe a otimização e intensificação não só do atendimento aos alunos, mas também dos recursos disponíveis para ampliação de oferta de educação formal. Entre os elementos constituintes do EaD, foi destacado a distância física entre professor aluno e o processo de ensino – aprendizagem mediado pelo uso de tecnologias de informação e comunicação.
Com relação as características, foi apontado o aumento da oferta de cursos, a redução de barreiras e requisitos de acesso a educação e a flexibilidade de espaço, tempo e ritmos de aprendizagem. No tocante a Ead e à formação continuada de professores, para formação integral, o professor precisa compreender algumas questões fundamentais, quais sejam: ontológica, gnosiológica / epistemológica, ético – politica e pedagógica. O capitalismo foi responsável através da mercadorização da relação entre politica, trabalho e educação. São três as categorias de avaliação do EaD pelo Mec :
1. Organização institucional para EaD
2. Corpo social
3. Instalações físicas
O Ministério da Educação, nos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância (Brasil, 2007) apresenta oito itens básicos que são considerados fundamentais para definir a qualidade da EaD oferecida por uma instituição:
• Concepção de educação e currículo no processo ensino- aprendizagem
• Sistemas de comunicação
• Material Didático
• Avaliação
• Equipe Multidisciplinar
• Infraestrutura de apoio
• Gestão Acadêmica – Administrativa
• Sustentabilidade Financeira
O avanço tecnológico continua mercadorização de serviços chegaram também ao setor educacional. Assim, a educação se tornou um insumo necessário para o sistema, cujas ocupações exigem maior qualificação, e se converteu também em um grande nicho para geração de lucros.
É preciso reconhecer que como modalidade, a EaD pressupõe a otimização e intensificação tanto do atendimento dos alunos quanto dos recursos disponíveis para ampliação da oferta de vagas, sem que isso represente a instalação de grandes estruturas físicas organizacionais.
Para o funcionamento adequado desse sistema são necessários dois elementos: a comunicação e a estrutura organizativa.
...