O que é a pergunta?
Por: Amanda Oliveira • 29/5/2015 • Resenha • 542 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
Livro: O que é a pergunta?
Resumo:
O encontro entre um menino e um filósofo em uma escola será o ponto de partida para uma viagem ao Reino das Indagações, um lugar em que conheceremos muitas personalidades e muitas perguntas feitas ao longo da história da humanidade e da filosofia. Em meio à amizade e afinidade de um para com o outro, as perguntas do menino surpreendem o filósofo, e o ensina a elaborar suas próprias respostas. Porque, afinal todos somos um pouco filósofos. Assim o menino começa suas perguntas!
O filósofo explica ao menino o que é dialogar, quando ao menos duas pessoas começam a conversar sobre algo, já existe um diálogo; explica também que a pergunta existe desde que nós existimos e que a pergunta não se faz só com palavras.
Eis que surge mais uma pergunta, sobre o que é Filosofia? Como e onde ela surgiu?
O filósofo explica que a filosofia sempre existiu, sem ter esse nome, ela é a atitude que questiona os “porquês”, e em vez de ficar apenas sabendo “como”. A filosofia não consiste somente em sair por aí perguntando à toa, mas sim conciliar-se em um caminho com método, organização, crítica e comparação.
O filósofo cita Sócrates, que dedicou- se a pensar profundamente sobre onde está a verdade, sobre a ética e sobre a politica.
O menino pergunta também o que é a ética? A ética se apresenta como um conjunto de princípios e valores que guiam e orientam o nosso comportamento e as relações entre as pessoas, a ética, é mais ampla.
Cada filósofo tem o seu ponto de vista, porém todas dão sentidos a sua existência o que nos leva a pensar e refletir diante de várias situações antes de tomar uma decisão.
Seguindo o caminho de tantas curiosidades o filósofo questiona o menino sobre qual seria o lugar mais certo para construirmos as verdades? O menino encantado com tanto conhecimento, diz que no pensamento; o filósofo concorda imediatamente e explica na cabeça humana, bastando- nos o uso da razão, mas também pode ser no mundo material, tendo que mexer nele para ver o que aprendemos e o que esse mundo nos ensina.
A verdade está na cabeça da gente ou está no mundo?
Sabemos que vem só da nossa experiência enquanto vivemos, pois a nossa mente nasce como um papel em branco e nele vãos preenchendo com nossos conhecimentos e ideias.
Até o século XXI as mulheres não tinham o direto de expor suas ideias e conhecimentos, viviam em uma sociedade machista, que excluía as mulheres do comando. Com o passar do tempo é que as mulheres puderam deixar registros de suas obras e conhecimentos.
O filósofo explica que só o descaso e a indiferença é que não deixam marcas.
O conhecimento nos enriquece, perguntas e respostas geram mais perguntas.
O que é um ser humano?
Um ser humano em constante mutação.
Qual o sentido da vida?
O filósofo dá como exemplo, o Imperador Marco Aurélio que dizia:
“O sentido da vida é expressarmos nossas virtudes e entrelaçarmos nossas virtudes com as virtudes das outras pessoas”.
Por fim a conclusão que o filósofo deixa é que devemos sempre ir atrás das respostas e aquelas quais não puder obter sozinho, reúna- se com amigos para encontrar. Pois a amizade pelo conhecimento e pela sabedoria se mantém cada vez mais forte.
...