O que é o profissional psicólogo?
Por: nikollydalla_ • 12/6/2021 • Resenha • 477 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
KOOGI. Killing Stalking. Lezhin Comics, 2016.
Resenhado por Nikolly Dalla Costa de SouzaPágina
Killing Stalking é um manhwa coreano que foi escrito e ilustrado pela autora Koodi, publicado em julho de 2016 pela Lezhin Comics. A autora nos apresenta a história protagonizada por Yoom Bum, um rapaz antissocial que tem um histórico como stalker e sua obsessão é o garoto mais popular e bonito da universidade: Sangwoo.
Os dois personagens nunca tiveram uma conversa longa, somente trocavam algumas palavras, mas Bum tem uma obsessão tão grande por Sangwoo que chega a invadir sua casa. Depois de alguns minutos na residência, começa a ouvir um barulho no porão, curioso decide verificar que barulho era aquele. Quando chega ao local se depara com uma mulher nua e mutilada, descobrindo que Sangwoo na verdade era um Serial Killer. Antes que conseguisse sair do local, Sangwoo chega e o impede, deixando o protagonista preso no porão.
A autora deixa claro os sentimentos do personagem ao ser tornar a próxima vítima, ao mesmo tempo que mostra alegria por ter sido notado pela sua obsessão, também apresenta o seu medo e horror por estar preso, podendo ser morto a qualquer momento.
Sangwoo escolhe como vítimas mulheres jovens e bonitas, que sempre mostravam terror e desgosto pelo personagem. Afinal, ele as torturava e em seguida matava. Já a nova vítima, Yoom Bum, mostra sentimentos de amor por ele, mesmo estando naquela situação, fazendo com que Sangwoo decida não o matar, mas sim, conviver com o protagonista preso em sua casa.
Ao analisar o psicológico dos personagens apresentados por Koogi, observa-se que Yoom Bum sofre de Síndrome de borderline, retratada nos momentos em que tenta fugir e em outros que demostra amar o Serial Killer. Já Sangwoo é retratado como Sociopata, uma vez que esse demostra sentimentos, diferente de um psicopata.
Ao longo da trama a autora nos leva a refletir que há uma redenção de Sangwoo, que fica dependente da relação com Bum. Os dois entram em um relacionamento altamente manipulador e abusivo, ambos se tornam muito próximos, expondo alguns segredos obscuros dos personagens.
No fandom do manhwa, percebemos que por se tratar de uma relação entre dois homens e se categorizar com o gênero Boys Love por muitos sites e leitores, a relação entre os dois personagens é extremamente romantizada. Pode-se deduzir, que esse problema está atrelado a fetichização de relações homoafetivas nos mangás yaois (gênero que traz histórias homoeróticas). Killing Stalking não se trata de um yaoi ou de um romance. É uma história de drama, suspense e terror psicológico.
A autora do manhwa, não só nos apresenta uma história para entretenimento, como também um objeto de estudo, a trama do convívio de dois personagens com problemas psicológicos sérios e o desenvolvimento de seu relacionamento manipulador e abusivo, que apesar de tudo, continuam tendo sentimentos fortes um pelo outro.
Acadêmico do 1º ano do curso de Psicologia da UNIVEL.
...