OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL
Por: 73167770 • 14/5/2020 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
Segundo Edward Tylor (Inglaterra 1832 – 1917), a cultura em seu livro Primitive Culture de 1871, “Cultura ... tomada em seu sentido etnográfico amplo é o todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. A cultura por sua vez não é nada mais que o próprio social, mas considerado dessa vez sob o ângulo dos caracteres distintivos que apresentam os comportamentos individuais dos membros desse grupo, bem como suas produções originais (artesanais, artísticas, religiosas...).
Observando o Mapa Cultural de Contagem, pode-se afirmar que os espaços culturais estão muito concentrados em duas Regionais: Eldorado e Sede. Esta realidade está ligada a fatores históricos e econômicos que ocorreram durante o desenvolvimento urbano de Contagem. A partir de uma intervenção com políticas públicas culturais descentralizadas. A dança em Contagem tem sua história ligada ao festejo religioso, como a Folia de Reis, o Congado e o Reinado.
A Folia de Reis por exemplo é uma festa católica de origem Portuguesa, ligada às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil no século XVI. Que ainda é tradição no bairro onde moro, para relembrar da importância que tem para os cristãos e comemorar a tradição da dança, onde incentiva as pessoas a conhecer novas culturas. Essa festa acontece entre 24 de Dezembro a 6 de Janeiro, onde saem pelas ruas em grupos vestidos com trajes festivos, músicas e danças. Existe o Centro de Apoio que disponibiliza aulas de diversos tipos de dança, onde também é lembrado sobre os diversos tipos de dança existente na comunidade.
O processo cultural que deu início através de festas tradicionais religiosa , como a Folia de Reis, alcançou culminância coletiva da ativa religiosidade popular. A Folia de Reis Os Três Reis Magos do Oriente favoreceu a integração da comunidade ou do grupo onde a tradição ainda é existente. O sentido inicial se alterou, pois deixou de ser somente religiosa, para tornar-se lugar de memória, de construção e atualização de um passado que agora já não pertence apenas ao grupo, embora delimite a identidade deste mesmo grupo.
Bibliografia:
https://pt.wikipedia.org › wiki › Antropologia_cultural
http://www.unincor.br/images/arquivos_mestrado/dissertacoes/danisa_chaves.pdf
...