OFICINAS DIDATICAS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇAO INFANTIL
Por: Néia Rodrigues • 9/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.445 Palavras (14 Páginas) • 457 Visualizações
Projeto Integrador I
OFICINAS DIDATICAS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇAO INFANTIL
Pedagogia
Campinas
2016
Projeto Integrador I
OFICINAS DIDATICAS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇAO INFANTIL
Nome: Eunizete Guedes da Silva RA: 8522938975
Nome: Patricia Gonçalves dos Santos RA: 9978019511
Nome: Simeia Macena Rodrigues RA: 8310760798
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Campinas como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Campinas
2016
Resumo do Projeto
Este trabalho traz a realização de um projeto que atrazes de pesquisa e muito estudo onde mostramos a importância das oficinas didáticas para contação de histórias para o desenvolvimento do imaginário da criança, considerando-se que por meio das histórias a criança tem a possibilidade de se imaginar na historia como parte da sua vida e assim ate mesmo ensaiar seu papel na sociedade como cidadão, podendo desencadear ideias, opiniões e criatividade. Para o direcionamento desta pesquisa levantou-se o seguinte problema: De que forma a contação de histórias pode contribuir para a vida e o desenvolvimento do imaginário das crianças em idade pré-escolar? Neste contexto,o objetivo geral do projeto consiste em obsevar e analisar a contação de histórias como um instrumento capaz de desenvolver o imaginário de crianças em idade pré-escolar.
Utilizou-se como metodologia atividades direcionadas a faixa etária de dois a três anos de idade pré- escolar.
Palavras-chave – Didática. Contação. História. Educação infantil.
- Introdução
Contar histórias é uma forma de comunicação usando a arte, a qual pode ser encontrada em todas as nações, com cada história a ser contada adaptada ao modo de vida e cultura da socidades ai vivida, (cultura de cada local). Por meio da contação de histórias é possível proporcionar conhecimentos para a criança, proporcionando ao mesmo tempo momentos agradáveis e até mesmo enesquecivel, permitindo que a mesma deixe sua imaginação fluir. Segundo Coelho (2002, p 10) ”A historia faz todos sorrirem a aula passa ser uma divertida brincadeira e até gente grande volta a ser criança“.
Estuda-se cada vez mais sobre a importância e a influência da contação de histórias na vida e no desenvolvimento do imaginário das crianças. Considera-se o ato de ouvir e contar histórias de fundamental importância para o desenvolvimento da criança como um ser social ou seja um cidadão, pois por meio das histórias o mesmo tem a possibilidade de ensaiar seus papeis na sociedade no geral, podendo desencadear as suas proprias ideias, opiniões e criatividade.
Aguçar e explorar o imaginário infantil no âmbito escolar pode proporcionar à criança uma série de vantagens, considerando que a organização e o desenvolvimento dos seus pensamentos são promovidos pelas significações, fazendo parte da realidade e realisações em que se encontra. Acredita – se que ao utilizar a imaginação da criança aliada aos conteúdos escolares, podemo dizer que atraves dessa atitude tomada pelo o profissional (educador) o mesmo desenvolva sua capacidade criativa expressando seus sentimentos de maneira pessoal, bem como seu caráter crítico, repensando questões, formulando novos conceitos, e seus valores, os quais contribuem para a formação de seu intelecto e de sua personalidade. Coelho, diz que “É ao livro, à palavra escrita, que atribuímos a maior responsabilidade na formação da consciência de mundo das crianças e dos jovens.” (COELHO, 2000).
Para que podemos direcionar nossa pesquisa levamos o seguinte problema: De que maneira e como a contação de histórias pode colaborar para o desenvolvimento do imaginário de crianças em faze pré-escolar?
Temos como conhecimento que a socialização da criança inicia-se na família, mas quando essa criança ela passa a frequentar a escola a mesma anpliar a sua vida social de manera que ela mesma por si só passa a escolher os amigos, ser social com o grupo ali encluida, e obrigada enfrentar conflitos e a conviver com as diferenças. Nessa maneira as interações estabelecidas no ambiente escolar são indispensáveil, não somente por sua aprendizagem social e cultural, mas também para a construção da sua vida particular contribuindo para à formação da identidade. Por isso é necessária que o educador pesquise, estude e compreenda qual métodos devem ser buscados para facilitar e promover essa interação, tendo à contação de histórias uma importante forma de promover essa interação, possibilitando o desenvolvimento do imaginário infântil, pela imaginação a mesma se torna parte da realidade como ser integrante de um sistema criado com papeis delimitados.
Temos como base as pesquisas bibliográfica e conhecimentos de causa para que fosse possivel o embasamento teórico necessario para o desenvolvimento deste estudo, como por exenplos artigos, revistas,livros e sites voltados para o assunto à contação de histórias e sua ligação com o desenvolvimento imaginário da criança como um todo.
2 Objetivos
O objetivo do trabalho é mostrar o quanto a contação de historia é significativa para criança em idade pré= escolar, onde a mesmo esta conhecendo, desenvolvendo e aprofundando o seu imaginario e o seu papel na sociedade.
- Justificativa
A justificativa para realização deste trabalho perssisti em mostrar a importância da contação de histórias nas escolas e no lar, representa um estímulo forte à aprendizagem da leitura e ao seu desenvolvimento como um ser social.
Para fortalecer lembramos também que a literatura possibilita o desenvolvimento da imaginação da oralidade, resgatando os valores sociais como cidadão, até mesmo ajudando na sua forma de se comunicar em geral, sendo justo,critico e sabio na hora de tomar suas decisões na sua vida real a longo praso.
...